Sunday, May 3, 2020

Remédio para Verrugas – 12 Mais Usados

A verruga pode causar desconforto físico e estético. Mesmo não sendo algo perigoso para a saúde, há várias formas de removê-las da pele. Saiba aqui quais são os remédios para verruga mais usados para que você possa acabar com esse problema.

Às vezes não é tão fácil assim identificar uma verruga. Quem nunca teve um problema desse tipo pode confundir a verruga com um sinal ou com uma espinha. Um tipo bem comum de verruga é aquela que atinge o pé e que é chamada de verruga plantar ou olho de peixe no pé.

Geralmente, as verrugas desaparecem sem a necessidade de tratamento. Porém, esse processo pode durar várias semanas, meses ou até anos dependendo do local em que a verruga se desenvolveu e de acordo com a quantidade. Além disso, como a verruga é causada por um vírus que não pode ser eliminado do corpo, sempre existe o risco de o problema ir e vir.

O principal gatilho para o desenvolvimento de verrugas na pele é o sistema imunológico baixo. Felizmente, há tratamentos estéticos e diversas soluções caseiras que prometem a remoção das verrugas. Veremos a seguir quais são eles.

O que são verrugas?

As verrugas surgem devido à presença do papilomavírus humano (HPV). Tratam-se de pequenos crescimentos acima da pele com uma textura áspera que pode parecer uma pequena bolha.

A aparência da verruga depende do tipo de pele e também da localização, que pode ser em diversos lugares como nas mãos, nos pés, nos joelhos, nas regiões genitais, dentre outras.

A estimativa é de que 1 a cada 3 crianças e adolescentes tenham verrugas, enquanto que nos adultos essa estimativa é de apenas 3 a 5%, ou seja, a cada 100 adultos, cerca de 3 ou 5 apresentam verrugas. Isso pode ser explicado pelo amadurecimento do sistema imunológico ao longo do tempo, que fica cada vez mais apto a evitar o desenvolvimento de verrugas na pele. Conheça várias dicas de como fortalecer o sistema imunológico e prevenir o surgimento de verrugas.

O vírus HPV é o responsável por causar um crescimento excessivo da queratina – uma proteína dura na camada superior da pele. Existem tipos diferentes de HPV e cada um deles causa um tipo de verruga.

Nem todos que tem o vírus desenvolvem verrugas. Mas, o vírus HPV pode ser transmitido entre as pessoas por meio do contato intimo ou através do contato direto com objetos de uso pessoal. Há mais de 100 tipos diferentes do vírus HPV e aproximadamente 40 deles são transmitidos por meio de relações sexuais e existe uma relação entre o HPV no homem e um maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Entenda melhor quais são os sintomas de HPV no homem e como é feito o tratamento para evitar complicações de saúde.

Uma pessoa que já tem uma verruga pode espalhar o vírus para outras partes do corpo por meio de hábitos como:

  • Coçar a verruga;
  • Colocar as mãos na boca após tocar a verruga;
  • Roer as unhas;
  • Esfregar a pele.

Molhar ou ferir a pele pode aumentar o risco de infecção pelo vírus HPV. Entrar em uma piscina estando com a pele ferida, por exemplo, eleva o risco de você contrair o HPV se outra pessoa com o vírus também tiver contato com a água.

Ainda que esse risco exista, não há motivo para desespero. É muito baixo o risco de desenvolver uma verruga mesmo tendo o vírus HPV. Isso só acontece quando o sistema imunológico está fraco ou comprometido por causa de algum problema de saúde ou tratamento médico.

Dá para eliminar as verrugas?

Sim. As opções são diversa e incluem remédios caseiros, tratamentos médicos e procedimentos estéticos.

As verrugas genitais são as que precisam de mais cuidados porque a região é mais sensível. Se você desenvolver verrugas nesses locais ou no rosto, não é recomendado tentar remover a verruga sozinho. Nesses casos, procure orientação médica se for necessário.

Remédios para verrugas mais usados

Em alguns casos, remédios antivirais ou com enzimas específicas podem ser usados para suprimir o vírus HPV. No entanto, essas não são as estratégias mais comuns. Os remédios para verrugas mais usados são os remédios caseiros que, em sua maioria, atuam irritando a pele infectada para estimular o crescimento de novas células epiteliais no local.

Poucos dos remédios abaixo têm sua eficácia comprovada por métodos científicos, mas há quem use e afirme que eles funcionam. Conheça abaixo quais são eles.

1. Ácido salicílico (Aspirina)

Além de ser o princípio ativo da aspirina, o ácido salicílico é comumente usado em tratamentos para verrugas.

Acredita-se que o ácido salicílico remove a pele infectada e com o tempo vai eliminando também a verruga. Muita gente afirma que esmagar comprimidos de aspirina e misturar com água até obter uma pasta é um remédio para verruga eficaz. A pasta deve ser protegida com um curativo durante a noite até o dia seguinte.

A ideia é amolecer a verruga e, com a ajuda de uma lixa, ir removendo o tecido morto diariamente do local até que toda a verruga seja removida.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã parece funcionar da mesma forma que o ácido salicílico. Muita gente usa o vinagre de maçã no rosto para limpar a pele e deixa-la mais saudável e bonita.

O ácido acético presente no vinagre é o responsável pela maioria dos seus benefícios. Esse ácido tem propriedades antimicrobianas naturais que podem auxiliar no combate ao HPV, mas ainda não é comprovado se tais propriedades funcionam em relação as verrugas.

Se você quiser experimentar o remédio, misture 2 partes de vinagre de maçã com 1 parte de água. Use um pedaço de algodão para aplicar a mistura sobre a verruga. Depois é só cobrir com um curativo e deixar agindo por pelo mens 3 horas.

Lembre-se que é indispensável misturar o vinagre de maçã com água. O vinagre puro é muito ácido e pode irritar a sua pele ou até causar queimaduras.

3. Casca de banana

Alguns rumores indicam que o potássio presente na casca de banana pode ser eficaz contra o vírus HPV. Não há nenhuma evidência que comprove esse benefício, mas não custa tentar.

Tente esfregar o interior de uma casca de banana na verruga por vários dias e veja o que acontece. Mal não vai te fazer, mas os cientistas não sabem se o método funciona.

4. Alho

Bastante usado para condições de pele como calos, psoríase e queloides, o alho também é útil contra infecções bacterianas, virais e fúngicas. De acordo com uma pesquisa de 2014 indexada no periódico científico Dermatologic Therapy, o extrato de alho foi capaz de eliminar verrugas em quatro semanas.

A explicação para isso é a presença da alicina no alho, que é uma substância com efeitos microbianos importantes que destrói enzimas presentes em patógenos.

A técnica consiste em esmagar um dente de alho e mistura-lo com um pouco de água. Feito isso, aplique a pasta obtida sobre a verruga e cubra o local com um curativo. Repita esse mesmo procedimento todos os dias por 3 ou 4 semanas até que a verruga seja eliminada. Aplicar o alho sem água na verruga também parece funcionar.

Você sabia que existem cápsulas de alho que podem ser tomadas diariamente para combater infecções, desintoxicar o corpo e até para ajudar a emagrecer? Confira esses e outros benefícios que a cápsula de alho pode te oferecer.

5. Casca de laranja

A casca de laranja é muito popular para remoção de verrugas, mas a ciência não confirma a sua eficácia.

Quem usa esse remédio caseiro costuma esfregar a casca de laranja na verruga uma vez por dia. Segundo relatos, ao longo do tempo a verruga vai mudando de cor até começar a escurecer e, por fim, cair. O processo pode levar até duas semanas ou mais.

6. Dente de leão

As propriedades medicinais do dente de leão são bastante exploradas na medicina chinesa e também no Oriente Médio. A erva é um remédio tradicionalmente usado no tratamento de problemas na pele como as verrugas.

Segundo uma pesquisa publicada em 2011 no periódico Toxicological Research, o dente de leão estimula a produção de colágeno, reduz a inflamação e alivia a irritação na pele. Um outro estudo divulgado na revista Peptides em 2012 descobriu que a erva tem propriedades antimicrobianas que também podem ajudar na eliminação de verrugas.

Embora mais pesquisas ainda serem necessárias, o recomendado é espremer a seiva presente dentro do dente de leão e aplica-la na verruga uma ou duas vezes ao dia por pelo menos duas semanas.

7. Abacaxi

A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que digere proteínas. Os adeptos do abacaxi para tratar verrugas afirmam que a bromelina pode degradar as proteínas do HPV e, assim, remover a verruga.

Aplicar o suco de abacaxi na verruga todos os dias parece ser a forma mais prática de testar o método, mas há quem prefira esfregar um pedaço da fruta sobre a pele.

Apesar de muitos estudos atestarem o potencial terapêutico da bromelina, não há nenhum estudo científico que comprove que a substância é eficaz para a eliminação de verrugas.

8. Óleo de mamona

Com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o óleo de mamona é um remédio natural para verrugas, micose, caspa e outras condições que afetam a saúde da pele.

O recomendado é aplicar o óleo de mamona sobre a verruga diariamente por até duas semanas. Depois desse tempo, a verruga deve cair sozinha.

9. Babosa

A babosa ou Aloe vera é um remédio tradicional para doenças de pele como a psoríase e para traumas como as queimaduras. Passar um gel de babosa na sua verruga pode promover alívio se houver coceira ou dor local.

Um estudo de 2016 publicado na revista científica Journal of Dentistry mostrou que um gel de Aloe vera é capaz de combater alguns tipos de vírus. O ideal é aplicar o gel obtido de uma folha de babosa ao invés de usar cremes que contém o composto em baixas concentrações. Aproveite para conferir algumas receitas com babosa para a pele, os cabelos e saúde em geral.

10. Própolis de abelha

A própolis é uma resina produzida pelas abelhas que é composta a partir de uma mistura de substâncias vegetais, pólen, cera de abelha e enzimas.

Pesquisas como a publicada em 2015 no periódico Burns & Trauma indicam que a própolis tem propriedades antimicrobianas que estimulam a produção de células na pele. Isso é útil no tratamento de acne, feridas na pele e infecções causadas pelo vírus do herpes simplex.

A própolis deve ser aplicada diretamente sobre a verruga antes de dormir. Um curativo deve ser colocado em cima da verruga para proteger o local. É sugerido que o procedimento seja repetido diariamente até a verruga sumir.

11. Batata

Algumas pessoas dizem que o suco de batata é capaz de desidratar a verruga e fazer com que ela caia, mas não existe até o momento nenhum estudo que comprove isso.

Se você quiser testar o método, corte uma batata ao meio e pressione a parte central sobre a verruga para que o líquido da batata cubra todo o local. O procedimento pode ser repetido duas vezes ao dia, mas não é garantia de resultado.

12. Óleo de árvore de chá

O óleo de árvore de chá tem propriedades antimicrobianas que podem ser úteis para aliviar problemas de pele como a acne e o pé-de-atleta. Além disso, o óleo tem propriedades antivirais que podem ajudar na eliminação de verrugas.

É indicado diluir o óleo em um óleo transportador como o óleo de amêndoas ou o óleo de mamona por exemplo. Para isso, basta misturar 1 ou 2 goras de óleo de árvore de chá em 12 gotas do óleo transportador de sua escolha. Esse passo é importante para evitar irritações na pele.

Use um chumaço de algodão para passar a mistura na pele. Deixe o óleo em contato com a verruga por 5 a 10 minutos e repita o processo duas ou três vezes por dia.

Outras soluções para as verrugas

– Esmalte

Evidências anedóticas – ou seja, que não são comprovadas cientificamente – indicam que passar esmalte por cima da verruga faz o vírus parar de respirar, destruindo assim a verruga. Algumas pessoas aplicam o esmalte na verruga todos os dias enquanto outras aplicam duas ou até três vezes em um mesmo dia, mas não há nenhuma comprovação de que isso realmente funcione.

– Vitaminas

Várias vitaminas podem ajudar o seu corpo a se livrar das verrugas.

A vitamina E, por exemplo, é vital para a saúde do sistema imunológico e para que seu corpo lute contra o HPV. Aplicar a vitamina E diretamente sobre a pele todas as noites antes de dormir durante duas semanas parece ser eficaz para eliminar a verruga.

A vitamina C também fortalece o sistema imunológico além de estimular a cicatrização de feridas na pele. Existem relatos de que esmagar um comprimido de vitamina C, mistura-lo com água ou com suco de limão até virar uma pasta e aplica-la sobre a verruga durante a noite pode ajudar na remoção da mesma.

– Fita adesiva

Um dos métodos mais populares de remover as verrugas é usando uma fita adesiva. Os estudos sobre o assunto são controversos. Uma pesquisa publicada em 2002 no JAMA Pediatrics afirma que a fita adesiva é mais eficaz do que outras técnicas como a crioterapia, mas outro estudo de 2007 publicado no JAMA Dermatology declarou que a fita adesiva não é o melhor método para remoção de verrugas e que mais estudos na área são necessários.

Apesar da controvérsia, há relatos de que é possível remover verrugas com a fita. A técnica consiste em colar um pequeno pedaço de fita na verruga e remover a fita depois de 3 ou 6 dias. Em seguida, é recomendado mergulhar a verruga em água e então usar uma pedra-pomes ou lixa para remover a parte superior da pele. Depois de deixar a pele respirar por 10 ou 12 horas, é indicado repetir todo o processo até que toda a verruga seja eliminada.

Apesar de muita gente garantir que isso funciona, pessoas que tem a pele sensível devem evitar usar a fita adesiva, pois o método pode resultar em irritação, vermelhidão e sangramento.

– Crioterapia

A crioterapia é um procedimento estético em que o nitrogênio líquido (ou outro líquido com propriedades congelantes) é pulverizado sobre a verruga, fazendo com que as células sejam destruídas. O resultado demora cerca de uma semana para ser observado, mas as pessoas afirmam que uma bolha se desenvolve em volta da verruga e acaba se soltando da pele alguns dias depois, levando consigo a verruga.

Essa técnica deve ser aplicada por um profissional e se a verruga for muito grande pode ser preciso se submeter a mais do que uma sessão.

Em algumas farmácias é possível encontrar sprays de dimetil-éter ou de propano que garantem um efeito similar ao da crioterapia, mas eles são menos eficazes e não devem ser usados no rosto.

– Tratamento a laser

Outro procedimento estético que pode te ajudar a se livrar de uma verruga é o laser. O tratamento a laser atua cauterizando o local da verruga, fazendo com que a verruga caia. Porém, o método pode causar um pouco de dor e desconforto além de poder deixar cicatrizes no local.

– Medicamentos

Em alguns casos, o médico pode injetar um remédio chamado de bleomicina que mata o vírus e elimina a verruga. Outra opção envolve a injeção de um antígeno de Candida que serve para estimular o sistema imunológico para combater a verruga.

Um remédio de uso tópico conhecido como imiquimod pode ser útil na remoção de verrugas, especialmente na região genital.

Apesar dessas opções, é importante que um médico prescreva tais medicamentos, pois eles podem causar efeitos adversos e devem ser usados com cautela apenas em casos mais graves.

– Cirurgia

Se a verruga incomodar muito, a remoção cirúrgica pode ser uma ultima opção. Mas há o risco de uma cicatriz surgir no local.

Caso seja necessário remover sua verruga cirurgicamente, não se preocupe. Existem várias formas de tirar cicatriz e muitas opções de pomadas cicatrizantes famosas para te ajudar no pós-operatório.

Dicas finais sobre as verrugas

As verrugas desaparecem por conta própria na maioria das vezes, mas os remédios indicados aqui podem acelerar o processo.

Ainda assim, é preciso ter cuidado porque não há comprovação científica de muitos desses remédios e nem toda solução caseira funciona para todo mundo. Também é bom lembrar que qualquer remédio deve ser prescrito por um médico antes de ser testado.

Mesmo depois de eliminar a verruga, o vírus HPV permanece no corpo e novas verrugas podem surgir no futuro.

Apesar de a verruga não ser um problema de saúde, é prudente procurar um médico em casos em que a verruga:

  • Causa dor;
  • Muda de aparência ao longo do tempo;
  • Sangra com facilidade;
  • Retorna logo depois da eliminação;
  • Se espalha para outros locais;
  • Surge em locais que atrapalham o dia a dia e dificultam atividades como barbear e praticar exercícios físicos.

Para evitar espalhar as verrugas no seu próprio corpo ou para outras pessoas, as seguintes dicas são muito válidas:

  • Não compartilhar toalhas, sapatos, meias ou outros itens de uso pessoal;
  • Evitar tocar a sua verruga sem lavar as mãos logo em seguida;
  • Não tocar a verruga na pele de outra pessoa;
  • Não coçar ou esfregar as verrugas;
  • Evitar andar descalço em vestiários ou ao redor de piscinas;
  • Manter as mãos limpas e secas.

É preciso ter paciência para lidar com as verrugas já que pode levar um tempo até que elas desapareçam e sempre há o risco de elas voltarem. Infelizmente, não existe um método melhor do que o outro e você precisa ir testando os remédios para verruga para ver qual funciona melhor para você.

Referências adicionais:

Você já conhecia remédio para verrugas? Pretende experimentar algum? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Remédio para Verrugas – 12 Mais Usados Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

No comments:

Post a Comment