Wednesday, April 22, 2020

Nódulo na Tireoide Engorda?

Tireoide

Confira se ter um nódulo na tireoide engorda ou se essa condição não causa problemas e efeitos como a elevação do peso.

A tireoide é uma glândula que apresenta o formato de uma borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo das cordas vocais. Ela é responsável pela produção de dois hormônios – a tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4) – que contribuem com a regulação do metabolismo, processo pelo qual o organismo armazena e utiliza energia.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de doenças que afetam a glândula como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Mas sabia que em determinado momento da vida, é possível que uma pessoa desenvolva um nódulo na tireoide? Não deixe de conferir também se o hipotireoidismo tem cura e veja mais sobre os sintomas do hipertireoidismo.

Já o nódulo na tireoide é apresentado como uma massa de tecido tireoidiano ou um cisto cheio de líquido que se forma na estrutura.

Estima-se que 90% dos nódulos na tireoide sejam benignos, ou seja, não cancerosos, e que o câncer de tireoide seja encontrado em 8% dos nódulos que atingem os homens e em 4% dos nódulos que afetam as mulheres.

A possibilidade de uma pessoa desenvolver um nódulo na tireoide também é mais elevada conforme ela envelhece e a ocorrência de nódulos benignos pode ser muitas vezes observada em membros de uma mesma família.

Em âmbito mundial, a deficiência de iodo na alimentação é apontada como uma causa muito comum para o aparecimento de nódulos. Outros fatores associados ao surgimento de um nódulo na tireoide incluem: crescimento excessivo do tireoidiano, inflamação crônica da tireoide e bócio multinodular, por exemplo.

Geralmente, o aparecimento de sintomas da condição não é comum, entretanto, em alguns casos, um nódulo grande pode provocar dor, rouquidão ou dificuldades para engolir ou respirar quando pressiona a traqueia ou o esôfago.

Além disso, alguns nódulos podem ser sentidos ou observados, frequentemente como um inchaço na base do pescoço.

Será que ter um nódulo na tireoide engorda?

De acordo com informações da Mayo Clinic, os nódulos na tireoide possuem um hormônio T4 adicional, algo que pode resultar no aparecimento de sintomas do hipertireoidismo como uma perda de peso sem explicação, tremores, aumento da transpiração, nervosismo e batimento cardíaco rápido ou irregular.

Um nódulo na tiroide que produz hormônios da glândula também pode provocar sinais como apetite aumentado e ganho de peso sem motivo, além de outros sinais como pele úmida, pulso rápido, agitação, vermelhidão ou rubor na pele, pele ressecada, inchaço facial, fadiga, perda de cabelo e intolerância ao frio.

Entretanto, não é sempre que um nódulo na tireoide engorda ou emagrece.

Adicionalmente ao fato de existirem diversos graus de alterações na produção de hormônios que nem sempre irão refletir em mudanças no peso do paciente, quando um nódulo na tireoide não envolve essas interferências na produção de hormônios do indivíduo, a condição não resultará em modificações na sua massa corporal.

Então, antes de concluir que o nódulo na tireoide engorda

É aconselhável que o paciente que já foi diagnosticado com a condição procure o médico caso experimente um aumento ou diminuição de peso significativo. Não custa nada lembrar que tanto engordar quanto emagrecer de maneira expressiva podem representar problemas para a saúde.

O médico é qualificado para investigar o sintoma em questão e identificar se ele pode estar associado a um nódulo ou cisto na glândula tireoide ou se a alteração no peso surgiu em decorrência de outros aspectos do estilo de vida e saúde do indivíduo como sua alimentação, rotina de prática de atividades físicas, qualidade do sono, utilização de medicamentos ou demais doenças que ele possua.

A partir disso, o profissional poderá recomendar medidas saudáveis para lidar e reverter esse quadro de aumento ou diminuição excessiva do peso. É possível que as estratégias envolvam a adesão a uma dieta controlada, equilibrada e nutritiva e o início da prática de exercícios físicos com frequência, com o acompanhamento de nutricionista e educador físico, para garantir que o processo seja seguro e eficiente.

Mais importante do que saber se um nódulo ou cisto na tireoide engorda

É procurar o auxílio médico assim que desconfiar que pode ter um nódulo na glândula. Se achar necessário, o profissional fará o encaminhamento ao endocrinologista, que é o médico especialista em doenças relacionadas aos hormônios, para que o paciente receba o diagnóstico e o tratamento que forem necessários, de acordo com o que esclareceu a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Entretanto, além disso, é importante para qualquer pessoa fazer visitas regulares de check-up ao médico, mesmo se não desconfiar que tenha nódulo na tireoide ou qualquer outro problema de saúde.

Isso porque, conforme informações da Mayo Clinic, geralmente uma pessoa não sabe que apresenta um nódulo na tireoide até que o seu médico identifica o problema durante um exame de rotina.

Ainda que as chances não sejam elevadas, existe a possibilidade de que um nódulo na tireoide seja canceroso. Por isso, conforme destacou o site da SBEM, o reconhecimento precoce de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que ter nódulo na tireoide engorda? Conhece alguém que tenha tido esse diagnóstico? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Nódulo na Tireoide Engorda? Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

No comments:

Post a Comment