
Com a crise do coronavírus se acentuando pelo mundo, oficiais de saúde estão tomando medidas cada vez mais restritas em relação a circulação das pessoas. No Brasil, o vírus chegou de fora com viajantes vindos da Itália, mas não demorou muito para que o contágio interno se iniciasse.
Uma das medidas mais populares para tentar controlar o número de infectados é o isolamento social, mais especificamente, o confinamento das pessoas em suas casas.
Países como a Itália, Espanha e, mais recentemente, o Reino Unido, lançaram a quarentena como medida governamental.
Com essas medidas se tornando cada vez mais uma realidade em nosso país, vamos ver como preservar sua saúde mental durante a quarentena.
O que fazer
Quando você estiver em casa por muitos dias, uma hora virá aquela sensação de “vida fácil”. Os dias começarão a não ter fim, as horas se arrastarão cada vez mais e você começará a ficar sem saber o que fazer.
– Estabeleça uma rotina
Estudos sugerem que é saudável, mesmo que você não tenha trabalho ou estudos, criar e estabelecer uma rotina. Rotinas são importantes porque nos permitem organizar nossos dias e atividades de modo que possamos distribuir atividades entre os dias da semana.
Também nos auxilia para manter um equilíbrio entre produtividade e lazer em um ambiente tão tentador para o lazer, que é a nossa casa.
– Tire seu pijama
A primeira coisa que deve ter passado na cabeça de muitas pessoas, nos outros países, quando se viram em casa por muitos dias, deve ter sido “não vou ter que sair do pijama mais”.
Errado! Mesmo que você não vá efetivamente sair de casa, ficar o dia todo com a mesma roupa que você dormiu não faz bem para seu psicológico. Se arrume. Mas claro, não precisa botar seu uniforme propriamente dito. Tome um banho, siga seu cardápio normal de café da manhã e se vista para começar seu dia.
– Evite o excesso
Qualidade é bem melhor do que quantidade – principalmente em casos como esse. Vamos esquecer as notícias e postagens sobre o coronavírus. É claro que estar bem informado e bem contextualizado é essencial para podermos entender o mundo a nossa volta, no entanto, como você provavelmente já ouviu falar, “nada em excesso é bom”.
Em uma situação como a que estamos vivendo, podemos acabar vidrados em meios de comunicação que nos informem sobre o COVID-19. Seja por televisão ou celular, todas essas informações podem acabar fazendo mal para a nossa calma e serenidade.
Tente verificar as notícias somente para se inteirar da situação do Brasil e do mundo. Evite a procura de informações em fontes duvidosas e fuja das Fake News. Dê esse espaço para você poder ter claridade e calma na medida do possível.
– Crie o seu espaço
Crie um espaço entre você e as pessoas que estão de quarentena no mesmo lugar. Socializar é sempre bom e, na maioria do casos, faz maravilhas à nossa mente, afinal, somos animais sociáveis. Entretanto, ficar o tempo todo grudado com as mesmas pessoas não é tão saudável assim.
Você pode acabar se desgastando com os outros moradores e criando situações de conflito, que são a última coisa desejada em um período como esse.
Portanto, crie espaços de tempo onde você não irá interagir com ninguém. Será um tempo só para você. Use-o para organizar seus pensamentos, sentimentos, ler, escrever e muitas outras coisas que te deem prazer e possam ser feitos individualmente.
Você já sabia como manter sua mente saudável durante a quarentena? Pretende seguir algum desses conselhos? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.Como manter sua mente saudável durante uma quarentena Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
No comments:
Post a Comment