A imunidade é o sistema de defesa do nosso organismo e quando alguém diz que algo pode fortalecê-lo, é normal que a gente fique animado. Isso não é diferente ao ouvirmos falar que o Kaloba aumenta a imunidade.
Entretanto, antes de sairmos correndo atrás desse remedinho natural, precisamos cavar mais fundo para entender se ele realmente pode contribuir com o nosso sistema imunológico e se o seu uso é seguro para todas as pessoas.
A propósito, saber como fortalecer o sistema imunológico nunca é demais para ninguém, não é mesmo?
O que é e para que serve Kaloba?
O Kaloba é um medicamento fitoterápico composto pelo extrato das raízes da planta Pelargonium sidoides, que também é conhecida pelo nome de gerânio sul-africano. Trata-se de uma planta que tem sido utilizada na medicina popular desde o ano de 1665.
Este remedinho natural pode ser encontrado no formato de comprimidos ou de solução oral em gotas e a sua comercialização exige a apresentação da receita médica.
Kaloba pode ser indicado para o tratamento dos sintomas de infecções agudas do sistema respiratório como resfriado, sinusite, infecção da garganta, faringite, amigdalite e bronquite não alérgica, principalmente de origem viral. O medicamento se propõe a diminuir a duração da doença e a intensidade dos sintomas.
Esses sintomas podem incluir: tosse com catarro, coriza, tosse seca, obstrução nasal, dor de cabeça, secreção de muco, dor no peito, dor de garganta, dificuldade para engolir, mal-estar, indisposição e inflamação na garganta.
A eficácia da planta que dá origem ao fitoterápico – Pelargonium sidoides ou gerânio sul-africano – foi demonstrada por meio de estudos clínicos a partir da década de 1970. Já os estudos clínicos realizados com Kaloba em si apontaram uma melhora dos sintomas das infecções respiratórias entre o primeiro dia e o quarto dia de tratamento com o remédio.
Por sua vez, a melhora completa é observada geralmente até o sétimo dia de tratamento com o medicamento.
E então, é verdade que o Kaloba aumenta a imunidade?
De acordo com informações da farmacêutica Mafalda Abreu, é por conta das suas propriedades estimulantes do sistema imunológico e devido a sua atividade que contribui com a eliminação de secreções que o Kaloba pode ser prescrito pelo médico para tratar os sintomas de infecções respiratórias agudas como as previamente mencionadas.
Além disso, a bula de Kaloba da Takeda na versão comprimidos explica que o fitoterápico auxilia as defesas naturais do organismo em relação ao combate às infecções provocadas por microrganismos.
Conforme um estudo apontou, a planta que dá origem ao medicamento – Pelargonium sidoides ou gerânio sul-africano – amenizou os sintomas e diminuiu a duração de resfriados.
Entretanto, é importante observar que Kaloba atua de maneira favorável à imunidade para um caso em particular: as infecções agudas do sistema respiratória. Portanto, se você busca uma alternativa para melhorar a sua imunidade, o ideal é que consulte o auxílio do médico para saber qual estratégia é a mais indicada para o seu caso em particular. Até porque é necessário apresentar a receita médica para levar o fitoterápico para casa.
A consulta ao profissional também vale a pena para verificar se a baixa da imunidade que você suspeita ter desenvolvido não pode estar associada a algum outro tipo específico de problema de saúde e, caso o mesmo seja confirmado, começar rapidamente a seguir o melhor tratamento para a condição em questão.
Efeitos colaterais de Kaloba
Agora que já abordamos se Kaloba aumenta a imunidade, vamos conhecer algumas reações adversas que podem ser provocadas pelo medicamento fitoterápico.
Pois bem, este remedinho natural pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
- Dor de estômago;
- Náusea;
- Diarreia;
- Hepatotoxicidade (toxicidade no fígado);
- Hepatite (inflamação no fígado);
- Sangramento discreto da gengiva ou do nariz;
- Reações de hipersensibilidade como erupção cutânea e prurido (coceira);
- Elevação das enzimas hepáticas.
Ao experimentar esses sintomas ou algum outro tipo de reação adversa durante o tratamento com o fitoterápico, informe o médico a respeito do problema mesmo que não imagine se tratar de um efeito colateral tão grave assim.
Isso é aconselhável porque permite verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento apropriado e saber direitinho se deve continuar ou não a utilizar Kaloba.
Por exemplo, uma ocorrência de hepatotoxicidade exige a interrupção imediata do uso do medicamento e a consulta ao médico, de acordo com o que adverte a bula de Kaloba da Takeda na versão comprimidos.
Vale a pena saber que a lista de sintomas da hepatotoxicidade ou doença tóxica do fígado pode incluir: febre, diarreia, urina colorida, coceira, icterícia (amarelamento na pele e nos olhos), dores de cabeça, falta de apetite, dor no estômago, vômito, perda de peso e fezes brancas ou cinzas.
Os sintomas podem ocorrer horas depois da pessoa entrar em contato com a causa da hepatotoxicidade ou doença tóxica do fígado, mas também é possível que o indivíduo sinta-se lentamente pior ao longo de dias ou semanas de exposição frequente ao causador do problema.
Contraindicações e cuidados com Kaloba
O medicamento fitoterápico não pode ser utilizado pelas seguintes pessoas:
- Pacientes que sofrem com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da sua formulação;
- Pacientes que possuem doença no fígado – se você desconfia que tem algum problema hepático, conheça possíveis sintomas de problemas no fígado e consulte o médico caso apresente um ou mais dos sinais;
- Crianças com menos de um ano de idade – no caso da versão em gotas do remédio;
- Crianças com idade inferior aos 12 anos – no caso da versão em comprimidos de Kaloba;
- Mulheres grávidas – sem que haja a autorização médica;
- Mulheres que amamentam.
Antes de iniciar o tratamento com o remédio, o paciente necessita informar ao médico a respeito dos outros medicamentos, suplementos ou plantas que já utilize para que o profissional verifique se não pode fazer mal usar todos ao mesmo tempo.
Referências adicionais:
- https://www.webmd.com/cold-and-flu/features/four-natural-cold-remedies-do-they-work#1
- https://www.researchgate.net/publication/221876166_An_Evidence-Based_Systematic_Review_of_Umckaloabo_Pelargonium_sidoides_by_the_Natural_Standard_Research_Collaboration
- https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-pelargonium-sidoides-dc/pelargonium-reniforme-curt-radix-revision-1_en.pdf
- https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/pelargonium-sidoides
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4060126/
Você já se perguntou se kaloba aumenta a imunidade? Pretende experimentar? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.Kaloba Aumenta a Imunidade? Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
No comments:
Post a Comment