Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a ingestão da cerveja pode favorecer o aumento do peso, ainda que indiretamente. Isso porque o consumo de muitos copos da bebida, principalmente se ocorrer ao lado de alimentos calóricos, pode levar a um acúmulo de calorias.
O consumo da cerveja pode atrapalhar a queima de gorduras e também estimula o apetite. Então, com mais fome, a pessoa pode cair na tentação da comilança desenfreada ao mesmo tempo em que bebe a sua cervejinha.
Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition (Jornal Europeu de Nutrição Clínica, tradução livre), analisou 12.749 mulheres e 7.876 homens. Pesquisadores encontraram associações entre o peso dos participantes homens e o seu consumo de cerveja.
Os homens que consumiam a cerveja tinham um risco 17% maior de ganhar peso do que os que não ingeriam a bebida, mas a mesma associação não foi observada nas participantes mulheres.
Mas será que toda cerveja engorda na mesma medida? Ou algumas marcas da bebida podem engordar menos?
A cerveja Heineken engorda menos?
Para começarmos a entender se a cerveja Heineken engorda menos ou não do que as outras, vamos fazer uma comparação entre a quantidade de calorias que ela e outras marcas de cerveja podem apresentar, na tabela que você confere a seguir:
Cerveja | Calorias por porção |
Heineken | 105 calorias em 250 ml ou 149 calorias em 355 ml |
Skol | 148 calorias em 355 ml |
Antarctica Original | 270 calorias em 600 ml ou 159,75 calorias em 355 ml |
Budweiser | 156 calorias em 355 ml |
Stella Artois | 122 calorias em 275 ml ou aproximadamente 127,5 calorias em 355 ml |
Brahma | 152,5 calorias em 355 ml |
Amstel | 133 calorias em 330 ml ou aproximadamente 143 calorias em 355 ml |
Sol | 125 calorias em 355 ml |
Devassa | 142 calorias em 355 ml |
A tabela nos mostra que, embora a Heineken seja menos calórica que algumas marcas de cerveja, ela também é mais calórica do que outras. Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, não temos base para afirmar que a cerveja Heineken engorda menos do que outras.
A ingestão de bebidas alcoólicas e a qualidade do sono
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos, sugeriu que o consumo de álcool pode resultar no aumento dos períodos de vigília durante os ciclos de sono.
Mas o que isso tem a ver com a questão do peso? A privação do sono, seja em decorrência da falta de sono, seja por conta do sono prejudicado ou reduzido, pode gerar um desequilíbrio nos hormônios associados à fome, à saciedade e ao armazenamento de energia. Todos fatores que podem influenciar o peso corporal de uma pessoa.
Se você não quer engordar e já percebeu que quando toma cerveja ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica sofre com dificuldades para pegar no sono ou tem problemas para continuar dormindo, maneirar no consumo dessas bebidas é uma boa ideia para testar se a sua qualidade do sono melhora.
Para nutricionistas, cervejas puro malte são melhores para a dieta
Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.
No entanto, na hora em que for comprar a sua cerveja puro malte, cheque a tabela nutricional para conferir se ela é realmente menos calórica do que outros tipos de cerveja.
No mesmo sentido, as cervejas puro malte são consideradas a melhor alternativa para quem deseja apreciar a bebida com moderação sem prejudicar a dieta, porque elas trazem apenas a cevada do malte como fonte de açúcar, sem incluir outros cereais não maltados como o arroz e o milho.
Vale ressaltar que, quando uma pessoa entra em uma dieta restritiva para emagrecer, é aconselhável evitar a ingestão de cerveja. Entretanto, caso o objetivo seja a reeducação alimentar e a mudança de hábitos, é possível que ela consuma a bebida uma vez a cada mês ou aos finais de semana.
Tudo sem cometer excessos e nem tentar compensar o que deixou de beber nos outros dias, obviamente.
Os fitoestrógenos do lúpulo
Segundo a nutricionista Helen West, as flores da planta lúpulo são utilizadas para dar sabor à cerveja. “Essa planta é conhecida por ser muito rica em fitoestrógenos, compostos que podem imitar a ação do hormônio sexual feminino estrogênio no seu corpo”, completou West.
A nutricionista afirmou que, por conta do seu teor de fitoestrógenos, já foi sugerido que o lúpulo na cerveja pode causar mudanças hormonais nos homens que aumentam o risco de armazenar gordura na barriga.
“Entretanto, ainda que seja possível que os homens que tomam cerveja sejam expostos a níveis maiores de fitoestrógenos, não se sabe se ou como esses compostos afetam o seu peso ou gordura na barriga”, afirmou West.
De acordo com a Heineken Brasil, a lista de ingredientes da cerveja Heineken inclui água, malte e lúpulo.
Não se esqueça: moderação é a palavra-chave
Não podemos pensar que está liberado se embebedar com a cerveja Heineken porque ela não vai engordar. Assim como acontece com qualquer bebida ou comida, o excesso leva ao acúmulo de calorias que, por sua vez, está ligado diretamente à elevação do peso corporal.
Isso sem contar que a Heineken ainda é uma cerveja, uma bebida alcoólica, que pode deixar uma pessoa sem condições de fazer escolhas saudáveis e que contribuam com a perda ou manutenção do peso em sua dieta.
Além da moderação, existem outras dicas para quem deseja beber sem engordar. Uma delas é a de jamais ingerir o álcool de estômago vazio. Isso porque beber de estômago vazio faz com que uma pessoa fique bêbada de maneira mais rápida, o que pode resultar naquilo que já falamos: escolhas de comidas calóricas, frituras, fast food ou guloseimas cheias de açúcar para acompanhar a sessão de bebedeira.
Outra dica funciona assim: quando for beber a sua cerveja, corte o carboidrato da refeição que acompanha a bebida. O truque é optar por legumes, carnes, aves, peixes com verduras ou frutas para que o prejuízo causado à dieta seja menor.
Entretanto, não dá para achar que pode tomar cerveja todo dia, desde que corte o carboidrato da refeição, sem engordar. A ideia aqui é que naquele momento esporádico em que a cerveja for consumida, o carboidrato da refeição seja cortado.
Para saber se a cerveja Heineken engorda menos ou qualquer outra marca, além de como incluir a bebida na dieta sem engordar, procure o auxílio de um bom nutricionista.
Ele também é o profissional indicado para prescrever uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, que forneça todos os nutrientes e a energia que o seu corpo necessita para funcionar apropriadamente, de modo que você emagreça ou mantenha o peso com eficiência e segurança.
Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a orientação de um profissional de saúde.
Você já tinha ouvido falar que a cerveja Heineken engorda menos que outras marcas? Costuma beber mais dela do que outras? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.Cerveja Heineken Engorda Menos? Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
No comments:
Post a Comment