Conheça os benefícios da silimarina e entenda exatamente o que é, para que serve e as recomendações mais usuais de como tomar essa substância.
Muitos extratos obtidos de plantas são usados tradicionalmente como remédios. A silimarina nada mais é do que um extrato do cardo de leite que pode beneficiar a saúde em geral.
Há relatos de que a silimarina emagrece, mas o principal benefício associado ao uso da silimarina tem a ver com a saúde do fígado. O medicamento silimalon, usado para tratar danos no fígado, por exemplo, tem a silimarina como um de seus princípios ativos.
Entenda se ela pode mesmo ajudar o seu fígado e saiba quais são todos os benefícios da silimarina.
Silimarina – o que é
A silimarina é o ingrediente ativo encontrado no cardo de leite ou cardo mariano – conhecido também pelo seu nome científico Silybum marianum. Da mesma família das margaridas, a planta é nativa de países da região do Mediterrâneo e é muito utilizada para preparar remédios naturais para tratar vários problemas de saúde.
De acordo com uma publicação de 2010 do periódico Phytotherapy Research, a silimarina é um grupo de compostos vegetais presentes em altas concentrações no extrato de cardo de leite que traz diversos benefícios para a saúde.
A silimarina é extraída do cardo de leite – uma planta espinhosa com flores roxas e brancas. As propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais da silimarina chamam a atenção e parecem ajudar no tratamento de condições que afetam principalmente a saúde do fígado e da vesícula biliar.
Para que serve
A silimarina é usada principalmente para tratar problemas no fígado, mas a erva também pode ajudar no tratamento de condições de saúde como diabetes, problemas no coração e colesterol.
Quando se trata do fígado, a silimarina parece ser útil no tratamento de problemas como:
- Cirrose;
- Hepatite;
- Icterícia;
- Distúrbios que afetam a vesícula biliar.
Aproveite para saber sobre os remédios mais usados para o fígado e seus efeitos.
Benefícios da silimarina
Conheça a seguir mais detalhes sobre os benefícios que a silimarina pode trazer para a sua saúde.
1. Bom para a função hepática
Segundo um estudo publicado em 2016 no periódico científico Pharmaceutical Biology, o cardo de leite é capaz de melhorar o dano hepático induzido pela dieta em ratos.
Apesar de estudos adicionais ainda precisarem ser feitos com seres humanos para comprovar esse benefício, os pesquisadores acreditam que é bem provável que o mesmo efeito seja observado em humanos. Isso porque as propriedades antioxidantes da silimarina podem diminuir a produção de radicais livres e ajudar a desintoxicar o fígado.
2. Benéfico para tratar a diabetes do tipo 2
Um estudo feito com ratos publicado em 2016 no Pharmaceutical Biology indica que o extrato de cardo de leite foi capaz de diminuir a resistência à insulina, que é um problema para muitas pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.
Foi constatado em um estudo de revisão científica publicado em 2016 no Journal of Diabetes Research que quem toma silimarina com frequência apresenta uma redução significativa nos níveis de açúcar em jejum. No entanto, é necessário que mais estudos sejam feitos para confirmar esses benefícios da silimarina para diabéticos.
3. Previne o declínio cognitivo devido ao envelhecimento
Um estudo publicado na revista científica CNS & Neurological Disorders Drug Targets em 2015 mostrou que a silimarina pode aumentar a resistência ao estresse oxidativo, que é um dos fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Assim, a silimarina pode melhorar as funções cognitivas e ajudar no tratamento de doenças neurodegenerativas.
4. Bom para os ossos
Uma pesquisa de 2013 indexada no periódico BioMed Research International indica que o cardo de leite pode evitar a perda óssea. O estudo avaliou a perda óssea associada à deficiência do hormônio estrogênio e, por isso, não é possível saber se o mesmo benefício pode ser esperado para uma pessoa que apresenta perda óssea por outros motivos.
5. Pode ajudar no tratamento do câncer
A silimarina pode ajudar a impedir a propagação de determinados tipos de câncer. Segundo uma revisão científica publicada em 2016 no Journal of Biomedical Research, o extrato de cardo de leite pode inibir o crescimento de células cancerígenas no câncer colorretal.
6. Pode melhorar a produção de leite materno
Alguns relatos indicam que o cardo de leite pode aumentar a produção de leite materno em lactantes. Acredita-se que a substância estimula a produção de prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite.
Ainda há poucos estudos sobre o tema, mas segundo os resultados de um estudo clínico publicado em 2008 no periódico Acta Biomedica, mães que tomavam 420 miligramas de silimarina durante um período de 63 dias produziram 64% mais leite do que as mães que usavam um placebo.
Mesmo sendo um resultado promissor, é preciso que mais pesquisas sejam feitas para avaliar a segurança e a eficácia desse suplemento em mulheres que amamentam.
7. Deixa a pele saudável
A silimarina pode deixar a pele mais saudável. Estudos feitos em laboratório com células de pele humana – como o publicado em 2013 no Journal of Drugs in Dermatology – indicam que as propriedades antioxidantes da substância produzem um efeito anti-envelhecimento que deixa a pele com aspecto jovial.
Uma pesquisa de 2015 da revista Food & Function atestou que o cardo de leite foi capaz de reduzir a inflamação da pele de ratos.
Além dos benefícios da silimarina para deixar a pele mais bonita e saudável, ela pode ajudar no tratamento da acne. Um estudo de 2010 do Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology afirma que o desenvolvimento da acne tem a ver com o estresse oxidativo no corpo. Como a silimarina apresenta efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, ela pode ser útil para prevenir e tratar casos de acne.
Conheça também outras formas de tratar e tirar manchas de acne do rosto.
8. Diminui o colesterol
Altos níveis de colesterol podem prejudicar muito a sua saúde e aumentar o risco de um derrame ou outros problemas no coração.
Conforme dados publicados em 2006 na revista Phytotherapy Research, um dos benefícios da silimarina é o de manter os níveis de colesterol baixos. Segundo o estudo, pessoas que tomavam cardo de leite para ajudar no tratamento da diabetes tinham níveis de colesterol mais baixos do que aquelas que usavam um placebo.
9. Pode promover a perda de peso
Uma revisão de estudos científicos publicada no periódico Pharmaceutical Biology em 2016 mostrou que o uso de silimarina resultou na perda de peso de camundongos, o que sugere que a substância também pode ser útil para pessoas que querem emagrecer.
No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar se este é um dos benefícios da silimarina.
10. Ajuda a aliviar sintomas da asma
A silimarina tem efeitos anti-inflamatórios que aliviam sintomas da asma. De acordo com uma pesquisa de 2012 publicada no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications, a silimarina foi capaz de proteger as vias aéreas de camundongos com asma alérgica contra a inflamação.
11. Fortalece o sistema imunológico
O cardo de leite pode fortalecer a resposta imune do organismo e ajudar no combate a infecções e doenças.
Uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nutrition & Metabolism constatou que o extrato de cardo de leite melhora a imunidade em um modelo animal. Um estudo mais antigo de 2002 do periódico Medical Science Monitor: International Medical Journal of Experimental and Clinical Research já demonstrava que os humanos também podem se beneficiar desse efeito.
Como tomar
A silimarina deve ser tomada de acordo com as orientações descritas no rótulo do produto. Não existe uma dose padronizada de silimarina e, assim, é indicado tomar a substância segundo a dosagem sugerida ou de acordo com a recomendação médica.
Além do suplemento, a silimarina pode ser tomada na forma de chá. Nesse caso, é indicado evitar tomar mais do que 6 xícaras da bebida por dia.
Riscos
Existem alguns riscos associados ao uso de silimarina que podem acontecer principalmente quando a substância é usada em doses mais altas do que o recomendado. Veja abaixo os possíveis efeitos adversos e outros riscos que o consumo de silimarina pode trazer para a sua saúde.
Efeitos adversos
Efeitos colaterais como os abaixo podem ser observados em algumas pessoas:
- Náusea;
- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Gases;
- Inchaço abdominal.
Dentre os efeitos colaterais mais raros, podemos mencionar:
- Disfunção sexual;
- Dores musculares;
- Dores nas articulações.
Interações com medicamentos
A silimarina pode interagir com alguns remédios.
- Antibióticos como a claritromicina;
- Anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno e o diclofenaco sódico;
- Anticoagulantes como a varfarina;
- Estatinas como a lovastatina e a fluvastatina.
Outros cuidados e contraindicações
- Gravidez: não há dados precisos sobre a segurança da silimarina para mulheres grávidas e, assim, é recomendado evitar o uso desse suplemento durante a gestação;
- Alergias: algumas pessoas podem ser alérgicas ao cardo de leite. Desta forma, é indicado que pessoas alérgicas a plantas da família Asteraceae/Compositae (como a calêndula ou a margarida) evitem a silimarina como medida de precaução contra uma reação alérgica;
- Condições de saúde: a silimarina pode causar efeitos estrogênicos e, por isso, ela é contraindicada para quem sofre de condições de saúde sensíveis a hormônios como alguns tipos de câncer e distúrbios da tireoide, por exemplo.
De uma forma geral, a silimarina é considerada uma substância segura para ser usada como suplemento. Mas é preciso usá-la com cautela para evitar problemas. Por se tratar de um suplemento, a silimarina não é regulada da mesma forma que os medicamentos e é importante tomar muito cuidado com a procedência desse tipo de suplemento.
Use a silimarina ou o cardo de leite em doses baixas e converse com seu médico em caso de dúvida ou se surgir algum efeito colateral durante o uso da erva.
Fontes e Referências adicionais:
- https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-milk-thistle/art-20362885
- https://www.hepb.org/blog/silymarin-milk-thistle-helpful-managing-hepatitis-b-d/
- https://nccih.nih.gov/health/milkthistle/ataglance.htm
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548817/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12444368
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26345246
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25613505
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17072885
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27387273
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27517806
- https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=19&contentid=MilkThistle
- https://www.webmd.com/digestive-disorders/milk-thistle-benefits-and-side-effects#1
- https://www.webmd.com/hepatitis/milk-thistle-liver#1
Você já conhecia todos esses benefícios da silimarina para a saúde? Pretende incluí-la no seu dia a dia? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.11 Benefícios da Silimarina – O Que é, Para Que Serve e Como Tomar Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
No comments:
Post a Comment