Friday, January 31, 2020

7 Melhores Exercícios para o Cérebro – Simples e Eficazes

Cérebro

O cérebro é uma das partes mais importantes do nosso organismo, e por isso, assim como todas as outras, precisamos fazer exercícios para o cérebro constantemente para garantir seu bom funcionamento. Veja as melhores opções, simples e eficazes para o seu dia a dia.

Costumeiramente associado à inteligência, ele é responsável por funções como o processamento de informações sensoriais, a regulação da pressão arterial e da respiração, a liberação de hormônios, a coordenação de comportamentos como atividades motoras, resolução de problemas e atenção, controle de impulsos e emoções e a leitura e o reconhecimento de palavras.

Aproveite e veja também alguns alimentos bons para o cérebro que não devem deixar de fazer parte da sua dieta.

Ele também atua na coordenação da memória visual e verbal e da interpretação de reações de outras pessoas, na regulação da temperatura corporal, no controle do apetite, na manutenção dos ciclos fisiológicos diários e se envolve em aspectos como sono, consciência, emoção, comportamento e memória de longo prazo.

Como se não bastasse, o cérebro também trabalha no controle do movimento dos olhos, no processamento de informação visual e auditiva, no controle da função cardíaca e pulmonar, na regulação da respiração, do espirro e deglutição e está envolvido nos movimentos faciais e na transmissão de informações sensoriais.

Ou seja, precisamos do cérebro para muita coisa. Por isso, nada mais relevante do que cuidar da saúde dessa parte do nosso corpo com estes exercícios para o cérebro.

7 opções de exercícios para o cérebro

Uma maneira de beneficiar a nossa saúde mental é arranjar um tempo para se dedicar a exercícios para o cérebro.

Submeter o cérebro a novas experiências que combinam sentidos físicos (visão, olfato, paladar, tato e audição) com sentidos emocionais estimula mais conexões entre diferentes áreas do cérebro, faz com que as células nervosas produzam nutrientes cerebrais que auxiliam a memória, fortalece as células ao redor e faz com que elas fiquem mais resistentes ao envelhecimento.

Embora os pesquisadores ainda debatam se o treinamento cerebral pode ou não melhorar a inteligência de alguém, os especialistas concordam que os exercícios que desafiam o cérebro podem ser utilizados para proteger e fortalecer a mente.

E então, vamos conhecer e testar algumas alternativas de exercícios para o cérebro? Dê uma conferida na lista a seguir:

1. Escovar os dentes com a mão não dominante

A ideia aqui é não apenas escovar os dentes, mas também abrir a pasta de dente e passá-la na escova com a mão não dominante, ou seja, a oposta àquela que você usa para executar as suas atividades diárias.

Então, se você é destro e costuma escovar com a mão direita, deve fazer isso com a esquerda. E se é canhoto e escova com a esquerda, deve tentar executar a atividade com a mão direita.

Mas para quê isso? Bem, uma pesquisa mostrou que usar o lado oposto do cérebro pode provocar uma expansão rápida e substancial nas partes do córtex que controlam e processam informações táteis (associadas ao tato) da mão.

2. Desenhar o mapa da cidade de cabeça

A ideia é a seguinte: pegar um papel e desenhar um mapa da cidade ou da vizinhança (caso a cidade seja muito grande) de cabeça, sem trapacear, tentando incluir as principais ruas e pontos de referência.

Depois que terminar, recomendamos comparar o mapa da sua memória com o mapa real da localidade para descobrir como se saiu. Para quem achar a atividade muito fácil, a dica é tentar desenhar uma área menos familiar de cabeça, como o mapa do país ou continente, marcando cada estado ou país.

“Navegar em seu caminho ao supermercado ou ao médico pode parecer simples e quase automático quando você está atrás do volante do carro. Entretanto, forçar a lembrar a configuração da sua vizinhança assim como desenhá-la e identifica-la ajuda a ativar uma variedade de áreas do seu cérebro. A pesquisa sobre treinamento do cérebro mostrou repetidamente que são exatamente esses tipos de atividades complexas e desafiadores que oferecem o maior benefício ao seu cérebro”, afirmou a bacharela em psicologia Kendra Cherry.

3. Meditação

Ainda segundo a bacharela em psicologia Kendra Cherry, estudos sugerem que a chamada meditação mindfulness pode auxiliar a acionar novas vias neurais, resultando na melhoria de habilidades de auto-observação e no aumento da flexibilidade mental, sendo um dos melhores exercícios para o cérebro.

“Pesquisas também mostraram que a meditação pode ajudar a melhorar a atenção, o foco, a empatia e até a imunidade. Estudos sugeriram ainda que a meditação pode melhorar até a capacidade da memória operacional”, relatou a bacharela em psicologia.

4. Mudar as atividades matinais

Outra dica é sair da rotina e trocar a ordem ou o conteúdo das atividades que você executa pela manhã. Por exemplo, se você troca de roupa antes do café da manhã, faça isso depois da refeição; mude a rota em que leva o cachorro para passear e assista a um programa matinal diferente.

Assistir a um programa infantil pode estimular o cérebro a perceber o quanto o que você subestima é explorado com profundidade pelas crianças.

Além disso, estudos de imagiologia cerebral mostraram que a inovação nas tarefas exercita grandes áreas do córtex, indicando aumento nos níveis de atividade cerebral em diversas áreas distintas. Essa atividade sofre um declínio quando as tarefas se tornam rotineiras e automáticas.

5. Virar objetos familiares de cabeça para baixo

É isso mesmo. A sugestão aqui é virar de ponta cabeça objetos que você está habituado a ver como os seus porta-retratos, o seu relógio de mesa ou o seu calendário, por exemplo.

Quando as coisas estão no lado certo, o lado esquerdo do cérebro rapidamente as identifica e desvia a sua atenção para outra coisa. Já quando as coisas estão de cabeça para baixo, as redes do lado direito do cérebro entram em cena e tentam interpretar os formatos, cores e relações do enigma.

6. Brincar de adivinhar as moedas

A ideia funciona assim: pegue algumas moedas e tente adivinhar quais os valores delas apenas pelo toque, com os olhos fechados.

Como os nossos cérebros geralmente se apoiam em sugestões visuais para distinguir os objetos, usar o toque para fazer isso aumenta a ativação em áreas corticais (do córtex) que processem informações táteis e levam a sinapses (pontos de contato entre células nervosas) mais fortes.

7. Fazer um projeto artístico em grupo

A sétima e última sugestão de exercícios para o cérebro consiste em juntar um grupo de pessoas para produzir um projeto artístico e pedir que cada pessoa desenhe alguma coisa associada a um tema específico como uma estação, emoção ou evento.

Como isso pode ajudar? É que a arte ativa partes emocionais e não-verbais do córtex cerebral. Quando alguém faz arte, essa pessoa utiliza partes do cérebro que são interessadas em formas, cores e texturas, ao mesmo tempo em que usa processos mentais bem diferentes do pensamento lógico e linear que ocupa a maior parte do dia.

O que você achou desses exercícios para o cérebro que separamos acima? Pretende incorporá-los em sua rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
7 Melhores Exercícios para o Cérebro – Simples e Eficazes Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

O que é a Obstrução intestinal e Como tratar

A obstrução intestinal acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido à uma interferência no seu trajeto, como pela presença de bridas intestinais, tumores ou…
O que é a Obstrução intestinal e Como tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



5 Melhores Exercícios Funcionais para Perna

Exercício funcional para perna

Veja a seguir uma seleção dos melhores exercícios funcionais para perna que você pode incluir na sua rotina de treino e aproveitar seus inúmeros benefícios.

Um treinamento funcional é definido como um conjunto de movimentos e exercícios que melhoram a habilidade de uma pessoa para completar as suas atividades diárias ou atingir um objetivo específico.

Benefícios como o fortalecimento muscular, a melhoria da postura, o alívio de dores nas costas, o trabalho cardiorrespiratório, da flexibilidade, do equilíbrio, da coordenação motora e do sistema respiratório e o envolvimento de diversas partes do corpo de uma só vez já foram atribuídos ao treino funcional.

Aproveite e confira também uma lista dos melhores exercícios funcionais para emagrecer e tonificar o corpo inteiro.

5 opções de exercícios funcionais para perna

Antes de conhecer algumas alternativas de exercícios funcionais para perna, precisamos lembrar que o ideal é que você faça o seu treino funcional com o acompanhamento de um educador físico.

A presença do profissional é importante para ensinar como cada exercício deve ser feito, além de indicar quais exercícios devem compor o seu treinamento e em quantas séries e repetições eles devem ser realizados.

Além de garantir a eficiência do treino, a orientação do educador físico torna-o mais seguro, já que a orientação profissional é importante para diminuir os riscos de lesões.

Bem, agora que os alertas já foram passados, podemos enfim conhecer algumas opções de exercícios funcionais para perna:

1. Agachamento

Nível de dificuldade: iniciante.

Como fazer: começar na posição mais ereta possível, alinhando os pés com os ombros e deixando os dedos do pé apontados ligeiramente para fora. Os braços devem ser mantidos na frente do corpo, com os cotovelos dobrados e os dedos entrelaçados na altura do tórax, para auxiliar a manutenção do equilíbrio.

Então, baixar os quadris como se fosse sentar até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Após, pausar, apoiar-se no calcanhar e devolver o corpo ao seu posicionamento original. Depois, contrair os glúteos no topo do movimento.

Durante o exercício, é preciso evitar que os joelhos fiquem à frente do nível dos dedos do pé ao longo da descida. Recomenda-se também tomar cuidado para não se inclinar muito para a frente nesta primeira opção dos exercícios funcionais para perna.

2. Step

Nível de dificuldade: iniciante.

Como fazer: posicionar-se em pé atrás de um caixote. Colocar as mãos na cintura e pôr um dos pés em cima do caixote. Então, pressionar o calcanhar sobre o caixote e levantar os quadris em direção ao teto. Finalizar subindo no caixote com a outra perna. Durante a subida no caixote, os glúteos devem ser contraídos. Depois, reverter o movimento para voltar ao posicionamento original.

Ao longo de todo o exercício, o tórax deve ser mantido ereto. Além disso, é necessário evitar curvar a parte superior das costas. Lembrando ainda que o calcanhar é o que deve ser utilizado para subir no caixote.

3. Afundo matriz

Afundo

Nível de dificuldade: avançado.

Como fazer: este é o primeiro dos exercícios funcionais para perna mais avançado. Para começá-lo, ficar de pé, com os pés separados em uma distância correspondente à largura dos quadris e os braços descansando na lateral do corpo. Então, contrair o abdômen, dar um passo largo com o pé direito, aproximadamente a 60 cm até 90 cm do quadril e descer os quadris em direção ao chão até o joelho da frente formar um ângulo de 90º. O joelho de trás encostará no chão. Parar embaixo e retornar lentamente à posição inicial. Fazer o número de repetições indicadas alternando as posições do pé direito com o pé esquerdo.

Então, estender os braços completamente acima da cabeça e dar uma passada grande para a frente com o pé direito, novamente em torno de 60 cm a 90 cm do quadril. Após, descer os quadris em direção ao chão, ao mesmo tempo em que gira o tronco para a direita. Parar embaixo e retornar lentamente à posição inicial. Fazer o número de repetições indicadas alternando as posições do pé direito com o pé esquerdo.

Depois, contrair o abdômen e descansar os braços nas laterais. Dar uma passada larga para o lado direito, aproximadamente 60 cm a 90 cm do pé esquerda. Em seguida, descer os quadris em direção ao chão até a parte de trás da perna quase ficar paralela ao chão. Parar embaixo e retornar lentamente à posição inicial. Fazer o número de repetições indicadas alternando as posições do pé direito com o pé esquerdo.

Na sequência, contrair o abdômen e descansar os braços nas laterais. Dar uma nova passada para a direita (para trás, em relação à passada dada no exercício anterior) e voltar com a perna direita. Parar embaixo e retornar lentamente à posição inicial. Fazer o número de repetições indicadas alternando as posições do pé direito com o pé esquerdo.

Após, contrair o abdômen e descansar os braços nas laterais. Dar uma passada grande para trás com o pé direito, em torno de 60 cm a 90 com do pé esquerda. Descer os quadris em direção ao chão até a perna da frente formar um ângulo de 90º. Parar embaixo e retornar lentamente à posição inicial. Fazer o número de repetições indicadas alternando as posições do pé direito com o pé esquerdo.

Ao longo deste exercício, é necessário concentrar-se na postura e não no ritmo, com a coluna permanecendo reta o tempo todo.

4. Agachamento sumô

Nível de dificuldade: iniciante.

Como fazer: posicionar-se com os pés separados em uma distância maior do que a largura dos ombros e as pontas dos pés ligeiramente viradas para fora. Segurando um haltere com as mãos, empurrar os quadris para trás e se agachar, mantendo o tórax elevado e os joelhos para fora.

Levar o peso ao chão, passando-o entre as pernas. Depois, levantar-se e retornar ao posicionamento original.

Os calcanhares devem permanecer em contato com o chão durante o agachamento. Ao longo do exercício, os joelhos não devem se mover para dentro e é necessário tomar cuidado para não curvar a coluna lombar enquanto agacha.

5. Abdução em pé

Abdução

Nível de dificuldade: iniciante.

Como fazer: iniciar em pé, na posição ereta, apoiando-se em uma cadeira resistente ou com as mãos na parede. Levantar uma perna lateralmente, para longe do corpo. Pausar e retornar ao posicionamento original.

Durante o exercício é necessário tomar cuidado para não se inclinar de um lado para o outro. Recomenda-se manter a parte superior do corpo centralizada ao longo de toda a movimentação. Outra orientação é evitar curvar o tronco para a frente durante o exercício.

Além disso, é preciso lembrar-se de manter o tórax elevado e movimentar apenas os quadris ao longo da abdução em pé.

Cuidados com os exercícios funcionais para perna

Antes de aderir a qualquer treinamento, inclusive o de exercícios funcionais para perna, é fundamental que você consulte um médico para saber se realmente está apto a praticar a atividade conferir em que nível de intensidade pode realizar o treino, especialmente se você tem ou teve alguma lesão na perna.

Outro cuidado essencial é o de contar com o auxílio de um educador físico durante os treinamentos para ensinar como cada movimento e exercício deve ser executado, o que é importante para evitar lesões.

E nos casos que um machucado ou acidente ocorrer, o profissional pode ajudar em relação aos primeiros socorros e ao encaminhamento ao hospital, caso seja necessário.

Se ainda assim você insistir em fazer os seus exercícios funcionais para perna por conta própria, apenas por meio de tutoriais, tome o cuidado de rever as instruções quantas vezes forem precisas até que você entenda completamente o que deve fazer.

Se você se lesionar durante o seu treino sozinho, procure rapidamente o auxílio médico, já que não contará com a presença de um educador físico para ajudar nos primeiros socorros.

Você já conhecia esses exercícios funcionais para perna? Pretende incorporar na sua rotina de treino? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
5 Melhores Exercícios Funcionais para Perna Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

O que é herniorrafia inguinal e como é feita

A herniorrafia inguinal é a cirurgia para o tratamento de hérnia inguinal, que é uma protuberância na região na virilha provocada pela saída de parte do intestino para fora da parede…
O que é herniorrafia inguinal e como é feita Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa?

Nem todo tumor é câncer, porque existem tumores benignos que crescem de forma organizada, sem desenvolver metástase.
Câncer, Neoplasia e Tumor são a mesma coisa? Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Benefícios do agachamento e como fazer

O agachamento é um exercício simples e que não necessita de muitos preparos para ser realizados, bastando apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços à frente do corpo e agachar até que…
Benefícios do agachamento e como fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, que gera os sintomas clássicos como…
Diabetes tipo 2: Sintomas, Exames e Tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



5 opções para perder o culote

Para perder o culote pode-se fazer tratamentos estéticos como radioterapia, lipocavitação e, em alguns casos, fazer uma lipoaspiração, pode ser a solução mais eficaz.
5 opções para perder o culote Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é lipocavitação, quando é indicada e como é feita

A lipocavitação é um procedimento estético, cujos resultados podem ser notados progressivamente, que serve para eliminar gordura localizada na barriga, coxas, flancos e costas,…
O que é lipocavitação, quando é indicada e como é feita Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é o Reiki, quais são os benefícios e os princípios

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível alinhar…
O que é o Reiki, quais são os benefícios e os princípios Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Principais Doenças relacionadas à Tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, que tem um papel extremamente importante de ajudar a regular o metabolismo e equilíbrio do organismo, estando…
Principais Doenças relacionadas à Tireoide Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Conheça os Benefícios e Riscos da Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, sendo muito eficaz para eliminar rugas, linhas de expressão e até mesmo a gordura…
Conheça os Benefícios e Riscos da Radiofrequência Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Lesões do Menisco – Tipos, Tratamento e Cirurgia

Lesão no menisco

Veja a seguir quais são os tipos de lesões do menisco, os tipos de tratamento cirúrgico ou não cirúrgico e, claro, antes de mais nada, entenda o que é o menisco.

Aproveite e confira também as opções de remédios para dor no joelho mais usadas e veja o que é uma luxação no joelho.

O que é o menisco?

O menisco é uma cartilagem em formato de meia lua que fica dentro do joelho, e que funciona como um “amortecedor” para a articulação. Além disso, ajuda a “encaixar” o fêmur (osso da coxa) sobre a tíbia (osso da perna), aumentando a área de contato entre os dois ossos. Os meniscos, desta forma, possuem um papel secundário na estabilização do joelho. Cada joelho tem dois meniscos: um na parte interna (medial) e outro na parte externa (lateral).

Em pacientes jovens, as lesões no menisco geralmente ocorrem associadas a outras lesões, principalmente às do Ligamento Cruzado Anterior. A maior parte das lesões isoladas no meniscos, porém, ocorrem a partir dos 40 anos, quando já é esperado que haja algum grau de fragilização dos meniscos.

Tipos de lesão

As lesões nos meniscos são muito variáveis, de forma que o tratamento e o prognóstico também podem ser muito diferentes. Entre os critérios que devemos considerar na avaliação de uma lesão do menisco, incluem-se:

  1. Qual o acometido: medial ou lateral;
  2. Qual a parte do menisco que está rompida: corno anterior, corpo, corno posterior ou raiz;
  3. O “formato” da lesão: vertical, horizontal, radial, em flap, em rampa, complexa, em alça de balde;
  4. O mecanismo de lesão: traumáticas ou degenerativa;
  5. Se o menisco está extruso (deslocado para fora) ou não.

 Menisco medial X menisco lateral

A anatomia dos compartimentos medial e lateral do joelho são diferentes, da mesma forma que os meniscos medial e lateral também são diferentes:

  • O menisco lateral tem formato semicircular, enquanto o menisco medial tem formato semelhante à letra “c”.
  • Além disso, o osso do compartimento medial (no qual o menisco medial se apoia) tem formato côncavo, enquanto o lateral (onde o menisco lateral se apoia) tem formato convexo;
  • O menisco medial tem uma forte fixação na cápsula articular e no ligamento colateral medial, de forma que sua mobilidade dentro do joelho é relativamente restrita. Estudos demonstram que ele se movimento não mais do que 2 a 3mm em relação à superfície óssea. O menisco lateral, por outro lado, é mais solto, sendo capaz de mover de 9 a 11mm.

Em função destas diferenças, as lesões do menisco medial são mais comuns, porém o prognóstico das lesões do menisco lateral é pior, com maior risco de evolução para artrose.

Localização da lesão

As lesões podem acometer a raiz, o corno posterior, o corpo ou o corno anterior. Cada uma destas lesões se comporta de uma forma diferente. Lesões em cada um destes segmentos interfere de forma específica na mobilidade e função do menisco, e o quadro clínico do paciente também será bastante variável.

Além disso, as lesões podem estar localizadas mais para a periferia ou mais para o centro do menisco. Quanto mais periférica a lesão, maior a vascularização do menisco e melhor a condição para cicatrização.

Formato da lesão

O “formato” da lesão também trás informações valiosas ao ortopedista. As lesões horizontais, lesões radiais e lesões complexas costumam estar associadas a um desgaste nos meniscos. Lesões verticais geralmente estão associadas ao rompimento do Ligamento Cruzado Anterior, enquanto as lesões em alça de balde são altamente instáveis e costumam levar ao bloqueio do joelho.

Mecanismo de lesão

Os meniscos sofrem um processo de degeneração com o avanço da idade, ficando mais suscetível a lesões. As lesões do menisco podem desta forma serem classificadas em traumáticas ou degenerativas:

  • Nas lesões traumáticas os pacientes apresentam dor súbita após um trauma, frequentemente associado a um estalido. Apresentam queixa pontual e conseguem indicar com o dedo o local da dor que, de forma geral, coincide com o local da lesão observada em exames de imagens. Durante testes realizados pelo médico, eles apresentam ainda dor característica. Em alguns casos, principalmente quando ocorre uma lesão denominada “alça de balde”, o fragmento deslocado do menisco pode bloquear o joelho e inviabilizar seu movimento normal;
  • As lesões degenerativas estão associadas ao desgaste que ocorre no joelho como um todo. Aos poucos, esse desgaste vai fragilizando os meniscos até que, com um esforço mínimo, eles se rompem. Muitas vezes, os pacientes apresentam diversos pequenos pontos de lesão. Nas lesões degenerativas, o paciente não sabe ao certo definir quando a dor começou e o local exato dela no joelho. Todo o joelho dói (dor difusa) e, em alguns casos, inclusive durante os testes específicos feitos pelo médico. Também é comum as radiografias apresentarem algum grau de artrose.

A maior parte das lesões, porém, ficam em um espectro intermediário, com características tanto de uma lesão traumática como de uma lesão degenerativa. O exame de ressonância magnética pode ajudar na diferenciação, uma vez que cada uma delas apresentam características sugestivas neste exame.

Avaliação do paciente com lesão do menisco

Não é incomum que lesões no menisco sejam mal avaliadas e o tratamento determinado com base apenas no laudo do exame de ressonância magnética. Procedimentos cirúrgicos podem ser bastante desastrosos nestas situações, podendo até levar a uma piora significativa das queixas do paciente. A avaliação do paciente com lesão do menisco deve levar em consideração não apenas os exames de imagem, mas principalmente a história clínica e os achados do exame físico.

Identificar o local exato da dor e correlacionar com o local da lesão observada no exame de ressonância magnética é fundamental, já que muitas lesões podem ocorrer de forma assintomática e serem descobertas incidentalmente ao se investigar uma dor que, no fundo, não está diretamente relacionada à lesão do menisco. O paciente pode ter dor no joelho e um exame com uma lesão do menisco, e ainda assim a dor não ter relação direta com esta lesão.

Tratamento da lesão do menisco

Até pouco tempo atrás, os meniscos eram considerados estruturas de menor importância. Mesmo frente a pequenas lesões, era comum a retirada de todo o menisco, “para evitar problemas futuros”; hoje sabemos que os meniscos apresentam uma função primordial no joelho. Para “evitar problemas futuros”, devemos sempre que possível preservá-los. Reconhecer todas as características da lesão como descrito acima é de fundamental importância na escolha do tratamento.

Muitas lesões, principalmente aquelas de aspecto degenerativo, podem ocorrer de forma assintomática e serem descobertas incidentalmente ao se investigar uma dor que, no fundo, não está diretamente relacionada à lesão do menisco. A associação de artrose, lesões de cartilagem ou até mesmo fraquezas e desequilíbrios musculares é muito comum nestes pacientes e têm muito mais influência no desenvolvimento da dor do que a lesão no menisco em sí.

O tratamento cirúrgico do menisco, nestes casos pode ser bastante frustrante: a lesão é identificada durante a cirurgia, o procedimento é descrito inicialmente pela equipe médica como “bem sucedido” mas, a médio / longo prazo, a dor pode até piorar, em decorrência da perda da função do menisco, frustrando assim tanto a equipe médica como o paciente.

Tratamento não cirúrgico

Indicado em casos de lesões degenerativas ou lesões traumáticas estáveis, o tratamento não cirúrgico visa a melhora da dor no joelho, mesmo que isso aconteça sem a cicatrização dos meniscos rompidos. No fundo, o tratamento não cirúrgico tem como foco o tratamento das causas reais da dor, que podem ser lesões de cartilagem, artrose ou sobrecarga mecânica, considerando-se a lesão de menisco como secundária no desenvolvimento dos sintomas. De modo geral, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos, infiltrações, fisioterapia, entre outros métodos, a serem discutidos caso a caso.

Muitos pacientes apresentam lesões com características intermediárias e pode deixar dúvidas de qual sua real contribuição para o desenvolvimento da dor que o paciente está sentindo. Nestes casos, o médico deve iniciar o tratamento de forma não cirúrgica e avaliar a resposta do paciente. Se a dor melhorar, o tratamento poderá ser mantido. Caso contrário, o tratamento cirúrgico pode, então, ser indicado.

Tratamento cirúrgico

Usualmente, as lesões de meniscos são tratadas por meio da artroscopia. O procedimento consiste na visualização das estruturas internas do joelho, através de uma microcâmera introduzida no joelho. Nos casos das suturas de meniscos, outros cortes podem ser feitos, dependendo da técnica utilizada.

As lesões do menisco podem ser tratadas cirurgicamente de duas formas:

  1. Ressecção da lesão (meniscectomia): neste procedimento, mais simples tecnicamente, o fragmento rompido é cortado e retirado, reduzindo o tamanho do menisco. A técnica permite um retorno mais precoce às atividades. Porém, a redução do menisco aumenta a sobrecarga sobre a cartilagem articular, elevando o risco futuro de desenvolvimento da artrose. Essa desvantagem aumenta proporcionalmente ao tamanho do fragmento a ser retirado;
  2. Sutura do menisco: nesta técnica, o local lesionado recebe pontos, com o objetivo de estabilizar e permitir a cicatrização da lesão. A sutura deve ser o procedimento a ser escolhido sempre que possível.

Fontes e referências adicionais:

Você já sofreu algum destes tipos de lesões do menisco ou conhece alguém que tenha sofrido? Que tipo de tratamento foi recomendado? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Lesões do Menisco – Tipos, Tratamento e Cirurgia Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

O que pode ser dor no ovário e o que fazer

Algumas mulheres sentem dor no ovário frequentemente, mas isso normalmente está relacionado com o ciclo menstrual e, por isso, não é motivo de preocupação, já que é provocado pelo processo de…
O que pode ser dor no ovário e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



10 doenças que causam dor no umbigo

Existem diversas causas para a dor que se localiza na região do umbigo, principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases, contaminação por vermes, até doenças…
10 doenças que causam dor no umbigo Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Transplante de medula: o que é e possíveis riscos e complicações

O transplante de medula óssea é uma estratégia terapêutica muito utilizada no caso de doenças que acometem as células sanguíneas, como linfoma e leucemia, em que a medula óssea…
Transplante de medula: o que é e possíveis riscos e complicações Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Opções de tratamento para Leucemia Mielóide Aguda

O tratamento para leucemia mieloide aguda, também conhecida como LMA, é indicado por um hematologista e consiste principalmente na realização de quimioterapia em que se aplica medicamentos…
Opções de tratamento para Leucemia Mielóide Aguda Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

O consumo da granola garante diversos benefícios para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre, já que é um alimento…
8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Cateter venoso central (CVC): o que é, para que serve e cuidados

O cateterismo venoso central, também conhecido como CVC, é um procedimento médico realizado para facilitar o tratamento de alguns pacientes, especialmente em situações como necessidade…
Cateter venoso central (CVC): o que é, para que serve e cuidados Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia

Está sentindo que a sua vida anda muito agitada, sem tempo para pensar em si mesma e cuidar da mente? A solução pode ser reservar um tempinho logo pela manhã para meditar um pouco. Então por que não incluir uma minissessão de ioga na rotina? Além de preparar você para o dia que está por vir, ela também ajuda a alongar a coluna para evitar dores ao final do expediente. 

Quem montou a combinação das posturas a seguir foi o instrutor de ioga Victor Waismarck Amorim, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro. Ele dá algumas dicas. “Durante toda a prática dos movimentos, permaneça atenta à respiração: mantenha-a profunda e, sobretudo, confortável. Faça tudo de forma consciente e tranquila, parando se surgirem dores, sobretudo articulares”. Se o incômodo for no quadril durante a postura inicial, sente em uma almofada e cruze as pernas. Assim, a pressão sobre a região será aliviada. 

Você vai precisar de um mat (tapetinho de ioga) ou uma superfície macia para não machucar, mas ao mesmo tempo reta e firme o suficiente para não balançar conforme você se move. Veja e repita: 

1 – Arrume a postura e medite!

<span class=“hidden”>–</span>fizkes/BOA FORMA

“Sente-se de modo confortável no mat com as pernas cruzadas, mantendo-se sobre os isquiotibiais (ossos dos glúteos). Alongue a coluna, projetando o topo da cabeça para o teto. Gire os ombros para trás e para baixo, apenas uma vez, e mantenha-os afastados das orelhas e relaxados. Coloque as mãos sobre o abdômen e feche os olhos, inspirando e exalando pelo nariz, de forma longa. Recolha, suavemente, o umbigo ao exalar. Permaneça na postura de 2 a 5 minutos.”

2 – Cachorro olhando para baixo

<span class=“hidden”>–</span>Shutterstock/Shutterstock

“Abra os olhos e fique em 4 apoios. Alinhe os punhos com os ombros e os joelhos com o quadril, e abra os dedos das mãos. Ao inspirar, leve o olhar à frente, abra o peito, gire os ombros para trás e eleve o quadril — nesse momento, a coluna se curva para baixo. Ao exalar, relaxe a cabeça, leve o queixo próximo ao peito e olhe para o umbigo. Estique os braços. Faça o movimento de 5 a 10 repetições.”

3 – Liberação do vento 

Postura liberação do vento deitadaPinterest/Reprodução/Pinterest

“Deite de barriga para cima. Mantendo um pé no mat, entrelace os dedos das mãos no joelho da outra perna e aproxime a coxa do abdômen. Relaxe os ombros. Mantendo a coxa próxima ao abdômen, estique a outra perna no mat com os dedos do pé apontados para o teto. Faça de 3 a 5 respirações completas, e depois repita a postura para o outro lado.”

4 – Torção da coluna deitada

Postura de ioga torção de coluna deitadaPinterest/Reprodução/Pinterest

“Agora, mantendo os joelhos dobrados, aproxime as coxas do abdômen, com as pernas suspensas. Abra os braços em cruz, com as palmas das mãos no chão e braços alinhados com os ombros. Inspire e, ao exalar, deite as pernas para um lado. Se não incomodar a coluna cervical, leve o rosto para o lado oposto. Relaxe os ombros e tente mantê-los no chão sem muito esforço. Relaxe as pernas também. Fique de 3 a 5 respirações completas e repita a postura para a outro lado.”

5 – Relaxamento 

<span class=“hidden”>–</span>Getty Images/Thinkstock/Getty Images

“Para finalizar, deite todo o corpo no mat. Estique as pernas e afaste-as, deixando os pés relaxados e virados para fora. Mantenha os braços ao longo do corpo, com espaço para as axilas respirarem, as palmas das mãos voltadas para o teto e os ombros relaxados. Feche os olhos e deixe o corpo quieto, observando sua respiração. Permaneça 5 minutos ou mais na postura. Ao terminar, volte a movimentar o corpo suavemente, alongando e virando para o lado. Depois, empurre o chão com leveza e suba de forma lateral. Volte para a primeira postura e por mais alguns instantes permaneça com os olhos fechados e a coluna ereta.”


Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia Publicado primeiro em https://boaforma.abril.com.br/

O que é dor precordial, sintomas e como tratar

A dor precordial é a dor no peito na região à frente do coração que pode acontecer em qualquer hora do dia e desaparece após alguns segundos.
O que é dor precordial, sintomas e como tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento

A hérnia escrotal, conhecida também como hérnia inguino-escrotal, é uma consequência do desenvolvimento da hérnia inguinal, que é uma protuberância que aparece na virilha resultante…
O que é hérnia escrotal, sintomas, diagnóstico e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia

​Os principais sintomas de epilepsia incluem convulsões, que são contrações violentas e involuntárias dos músculos e podem levar o indivíduo a ficar se debatendo por alguns segundos até 2 a…
Saiba identificar os Sintomas da Epilepsia Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Thursday, January 30, 2020

O que é Escápula alada, principais causas e tratamento

A escápula alada é uma situação rara caracterizada pela posição incorreta da escápula, que é o osso encontrado nas costas, que está conectado com o ombro e com a clavícula e que…
O que é Escápula alada, principais causas e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



7 Receitas de Petisco de Berinjela Saudável e Gostoso

Petisco de berinjela

Aprenda como fazer algumas receitas de petisco de berinjela saudável e gostoso que separamos acima e sirva como aperitivo em uma reunião ou leve como lanche para o trabalho ou faculdade.

Para quem segue uma dieta para emagrecer ou escolheu ter uma alimentação de qualidade para cuidar da saúde, montar petiscos para servir em um encontro familiar ou entre amigos pode ser um desafio. Afinal, quando pensamos nessas comidinhas, o que vem à mente são as opções calóricas e gordurosas.

No entanto, esse desafio não é impossível de ser vencido: basta escolher alternativas saudáveis e gostosas, como as receitas de petisco de berinjela que vamos aprender abaixo.

São várias opções para você escolher, colocar a mão na massa, experimentar e se deliciar sem sentir tanta culpa. E, quando se cansar da berinjela, você pode dar uma chance às receitas de salgadinhos low carb ou conferir essas 20 ideias de petiscos saudáveis e deliciosos.

Por que a berinjela?

A berinjela é uma ótima alternativa de ingrediente para um aperitivo light e saudável porque além de conter apenas 20 calorias (versão crua) ou 66 calorias (versão cozida) em uma porção de uma xícara em cubos, ela é um alimento bastante nutritivo.

A berinjela serve como fonte de compostos importantes para o funcionamento do organismo humano como fibras, manganês, potássio, vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina C e vitamina K. Veja em detalhes todos os benefícios da berinjela.

As berinjelas também contêm quantidades pequenas de outros nutrientes, incluindo niacina (vitamina B3), magnésio e cobre. Outro benefício atribuído ao alimento é o fato dele ser rico em antioxidantes, compostos que auxiliam a proteger o organismo contra danos provocados pelos prejudiciais radicais livres.

Um petisco de berinjela pode ser uma excelente adição para uma dieta voltada à diminuição do peso corporal. As berinjelas são ricas em fibras e pobres em calorias. As fibras se movem pelo trato digestivo lentamente e podem promover a saciedade, reduzindo a ingestão calórica.

7 receitas de petisco de berinjela

1. Receita de quibe de berinjela

Ingredientes:

  • 2 berinjelas lavadas, cozidas com água e sal e cortadas em fatias;
  • 1 xícara de chá de trigo para quibe hidratado com água quente;
  • 2 colheres de sopa de ricota fresca light;
  • 2 colheres de sopa de salsinha e hortelã picadas;
  • 1 tomate sem pele e sem semente picado;
  • ½ cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de chá de pimenta síria;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Azeite de oliva para untar.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno em 180º C. Juntar as fatias de berinjela, a cebola, a hortelã e o alho no liquidificador para bater até adquirir uma massa macia; Unir a massa obtida com o trigo para quibe hidratado em uma tigela e misturar bem. Adicionar a pimenta síria, o sal e o azeite. Misturar bem.

Untar uma assadeira com azeite de oliva e espalhar metade da massa de berinjela no recipiente. Rechear com a ricota, o tomate picado e a salsinha. Cobrir com o restante da massa de berinjela.

Fazer riscos diagonais na massa, com o auxílio de uma faca, de modo que forme quadradinhos pequeninos de quibe. Então, levar ao forno ao longo de 20 minutos para assar. Depois que retirar do fogo, deixar dar uma leve esfriada e servir os quadradinhos de quibe de berinjela.

2. Receita de chips de berinjela

Ingredientes:

  • 1 berinjela lavada;
  • 2 ovos;
  • Farinha de amêndoas para empanar.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno em 180º C. Cortar a berinjela em fatias não muito finas; Quebrar e bater os ovos em uma tigela e reservar; Despejar um pouco da farinha de amêndoas em um prato fundo; Então, passar cada uma das rodelas no ovo e em seguida na farinha, de modo que elas fiquem completamente cobertas.

Após, distribuir as fatias de berinjela em uma assadeira e levar ao forno para assar por 20 minutos. Passado esse tempo, virar as rodelas para o outro lado e deixar assar por mais 20 minutos. Depois que desligar o fogo, deixar dar uma leve esfriada e servir.

3. Receita de bolinho de berinjela

Ingredientes:

  • 1 berinjela grande;
  • Água;
  • ½ cebola picada;
  • 1 ovo;
  • Cebolinha a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • Azeite.

Modo de preparo:

Descascar, lavar e cortar a berinjela em pedaços; Levar a berinjela para ferver com água e sal até que o alimento fique mole; Na sequência, retirar a berinjela cozida da panela e amassar com o auxílio de um garfo.

Adicionar sal, cebola, ovo, cebolinha e pimenta. Misturar bem; Acrescentar a farinha de aveia e mexer bem outra vez.

Untar uma assadeira com azeite. Modelar a massa da berinjela no formato de bolinhos e dispor no recipiente. Levar ao forno em 180º C para assar até dourar. Para que os bolinhos fiquem dourados por completo, virá-los para o outro lado na metade do processo. Depois que os bolinhos tiverem assado, esperar esfriar um pouco e servir.

4. Receita de petisco de berinjela com queijo

Ingredientes:

  • 2 berinjelas médias;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 colher de sopa de água;
  • ½ xícara de farinha de amêndoas;
  • ½ xícara de queijo parmesão light ralado;
  • Azeite a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno em 220º C; Lavar as berinjelas e cortá-las em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Temperar cada uma das rodelas com azeite, sal e pimenta-do-reino.

Juntar a farinha de amêndoas e o queijo parmesão ralado em um prato, temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto, misturar e reservar. Em outro prato, quebrar a bater o ovo com a água e temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto. Apenas tome cuidado para não exagerar no sal, use somente pitadinhas, uma vez que o seu excesso é perigoso para a saúde. Então, passar cada fatia de berinjela primeiramente no ovo batido e na sequência na mistura de farinha com queijo ralado para empanar.

Untar uma assadeira com azeite e distribuir as rodelas empanadas de berinjela por cima. Levar ao forno para assar por 10 minutos ou até a casquinha ficar crocante e ligeiramente dourada. Passado esse tempo, virar as fatias para o outro lado e deixar assar por mais 10 minutos ou até a casquinha ficar crocante e ligeiramente dourada. Retirar do fogo, esperar dar uma leve esfriadinha e servir.

5. Receita de pão de berinjela

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 ovo;
  • 3 colheres de sopa de farinha de berinjela;
  • 1 pitada de sal (opcional);
  • 1 colher de sobremesa de fermento químico.

Modo de preparo:

Quebrar o ovo em uma caneca grande e bater por um minuto com o auxílio de um garfo. Adicionar o azeite, a farinha de berinjela e o sal para bater por mais 30 segundos; Completar com o fermento e misturar bem. Dar umas batidinhas na xícara para nivelar a massa e levar ao micro-ondas ao longo de 90 segundos – o tempo total ideal pode variar de aparelho para aparelho, então fique de olho e faça testes.

Após retirar a caneca do micro-ondas, passar uma faca ao redor do pão e desenformar em cima de uma travessa. Cortar em fatias fininhas ou quadradinhos pequenos.

O ideal é consumir o pão assim que ele ficar pronto. Ele fica bom por até três dias na geladeira, mas se não consumir assim que ficar pronto, ele tende a ficar mais seco e com o sabor intenso de ovo, bem diferente do pão ao retirar do micro-ondas.

O pão de berinjela pode ser servido acompanhado da receita a seguir:

6. Receita de patê de berinjela

Ingredientes:

  • 1 berinjela média;
  • Azeite de oliva;
  • 9 cebolinhas verdes (apenas a parte branca);
  • 3 colheres de sopa de iogurte desnatado;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • ½ colher de chá de sal;
  • ¼ colher de chá de pimenta;
  • 3 colheres de sopa de cebolinhas picadas.

Modo de preparo:

Furar toda a berinjela com o auxílio de um garfo. Untar uma assadeira com azeite de oliva e juntar a berinjela e as cebolinhas no recipiente; Levar ao forno em 250º C para assar ao longo de 25 a 30 minutos. Retirar a berinjela do forno e deixar esfriar; Depois que a berinjela esfriar, descascá-la e cortá-la no formato de cubos.

Colocar a berinjela em cubos ao lado de todos os outros ingredientes no liquidificador (com exceção das torradinhas integrais) e bater até obter a consistência de uma patê; Transferir o patê para uma tigela e servir acompanhado do pão de berinjela.

7. Receita de petisco de berinjela ao molho de iogurte com pepino

Ingredientes:

  • 1 berinjela lava e cortada no formato de palitos;
  • 1 ovo;
  • 1 pão ralado;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de chá de alho frito;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • 1 copo de 120 ml de iogurte natural desnatado;
  • 1 pepino lavado, descascado e picadinho em pedaços bem pequenos;
  • 1 colher de sopa de hortelã;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta de sua preferência a gosto;
  • Azeite para untar.

Modo de preparo:

Em um prato ou travessa, temperar os palitinhos de beterraba com sal e pimenta; Encher um potinho com o amido de milho e quebrar e bater o ovo em outra tigela. Passar cada um dos palitinhos no amido de milho e no ovo batido. Reservar.

Despejar o pão ralado em uma terceira tigela e misturar com meia colher de chá de alho frito, orégano, sal e pimenta. Passar as berinjelas na mistura para empanar; Untar uma assadeira com o azeite, distribuir os palitinhos de berinjela por cima e levar ao forno em 300º C para assar ao longo de 10 minutos;

Enquanto os palitinhos assam, misturar o iogurte e o pepino em uma tigela. Adicionar o restante do alho, a hortelã, o azeite e o vinagre. Temperar com sal e misturar tudo; Uma vez que os palitinhos de berinjela estiverem assados, esperar dar uma ligeira esfriadinha e servir com o molho de iogurte com pepino.

Referências Adicionais:

O que você achou dessas 7 receitas de petisco de berinjela saudável e gostoso? Pretende experimentar alguma? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
7 Receitas de Petisco de Berinjela Saudável e Gostoso Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Como é feito o tratamento para gota

Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que…
Como é feito o tratamento para gota Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar

O câncer no testículo é um tipo raro de tumor que surge principalmente em jovens entre os 15 e 35 anos.
5 principais sintomas de Câncer Testicular e Como tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Sintomas do ácido úrico alto

Na maioria dos casos, o aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exame de sangue, em que é verificada…
Sintomas do ácido úrico alto Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide

A esquizofrenia é um transtorno mental em que a pessoa perde total ou parcialmente o contato com a realidade objetiva, sendo que, estas pessoas costumam ver, ouvir e sentir sensações que…
O que é e quais os sintomas da Esquizofrenia Paranoide Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada por bactérias que pode aparecer após uma cirurgia, devido a uma lesão próxima, ou longe, da articulação, ou como…
O que é artrite séptica, sintomas e como é o tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é policitemia, causas, como identificar e tratar

A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.
O que é policitemia, causas, como identificar e tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



5 benefícios da manga para a saúde

Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta.
5 benefícios da manga para a saúde Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Angioplastia com Stent: o que é, riscos e como é feita

A angioplastia com stent é um procedimento médico realizado com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da introdução de uma malha de metal no interior do vaso obstruído.
Angioplastia com Stent: o que é, riscos e como é feita Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Para que serve o Primosiston e como tomar

Primosiston é um remédio usado para interromper o sangramento do útero, sendo também muito utilizado para antecipar ou atrasar a menstruação e pode ser comprado, mediante prescrição médica,…
Para que serve o Primosiston e como tomar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que pode ser a dor na sola do pé e o que fazer

A dor na sola dos pés, pode ser causada por diversas situações, e uma hipótese comum é a fascite plantar, que geralmente é uma lesão rápida de ser curada.
O que pode ser a dor na sola do pé e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como parar a menstruação

Existem 3 possibilidades para cessar a menstruação por um período: tomar o remédio Primosiston, emendar a pílula anticoncepcional que já está habituada a usar ou usar o DIU com hormônio,…
Como parar a menstruação Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Cartigen C é Bom? Para Que Serve, Indicações, Composição e Bula

Cartigen C

Confira se o suplemento Cartigen C é bom e conheça outros detalhes a respeito dele, como para que serve, suas indicações e composição vide a bula.

Por ficarem expostos nas prateleiras das farmácias e serem de venda livre, alguns suplementos podem chamar a nossa atenção. Entretanto, antes de investirmos em qualquer um desses produtos, é preciso pesquisar e saber se eles realmente podem ser bons para a nossa saúde. É o que vamos fazer com o Cartigen C abaixo.

Depois que ficar mais familiarizado com este suplemento, aproveite para conhecer melhor os benefícios da vitamina C para a pele e os benefícios da vitamina C para o cabelo.

A composição de Cartigen C

Cartigen C é um produto à base de colágeno, vitamina C e vitamina H (vitamina B7/biotina), que aparece apresentado na forma de pó para preparo de bebida. A seguir você confere a tabela com as informações nutricionais do produto:

Porção de 12 g (1 sachê)
  Quantidade por porção VD%
Valor energético 36 kcal = 15kJ 2%
Carboidratos, dos quais 0 g 0%
Açucares 0 g **
Polióis 0 g **
Amido 0 g **
Dextrinas 0 g **
Proteínas 9 g 12%
Gorduras totais, das quais 0 g 0%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Gorduras trans 0 g **
Gorduras monoinsaturadas 0 g **
Gorduras poli-insaturadas 0 g **
Colesterol 0 mg **
Fibra alimentar 0 g 0%
Sódio 0 mg 0%
Vitamina C 45 mg 100%

*Percentual dos Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diário podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energética.
**VD não especificado. Não contém sódio. Não contém gorduras. Sem adição de açucares.

Para que serve – Quais as indicações de Cartigen C?

As promessas do suplemento incluem: auxiliar no tratamento da artrite reumatoide, ajudar no pós-operatório de cirurgias articulares, melhorar a qualidade da articulação e atuar na prevenção e no tratamento da osteoartrite.

O grande destaque da composição de Cartigen C é o colágeno, que é apresentado como a proteína mais abundante do organismo e como um componente principal dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e pele, além de ser encontrado em outras partes do corpo como os dentes, os vasos sanguíneos e as córneas.

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno, no entanto, os principais são os tipos I, II, III e IV. O primeiro tipo corresponde a 90% do colágeno no corpo e fornece estrutura aos ossos, tendões, dentes, cartilagens fibrosas, pele e tecido conjuntivo.

Já o tipo II é encontrado nas cartilagens elásticas, que amortecem as articulações, enquanto o tipo III oferece suporte à estrutura dos músculos, órgãos e artérias. Por fim, o quarto tipo está presente nas camadas da pele, completou a nutricionista.

Conforme você envelhece, o seu corpo produz menos colágeno e produz colágeno de baixa qualidade. Um dos sinais visíveis disso é na sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.

E então, será que Cartigen C é bom?

Podemos encontrar depoimentos positivos acerca do suplemento na internet. Um usuário classificou Cartigen C como “muito bom” e afirmou que o suplemento estava ajudando em relação aos seus problemas no tornozelo.

Na seção de comentários na página de venda do suplemento em um site da internet, um consumidor identificado relatou que utilizou o produto por recomendação médica e avaliou que o mesmo auxiliou seu problema de dor no joelho.

Na parte de avaliações de Cartigen C em outra página de venda online, outro internauta apontou que o suplemento satisfaz as expectativas, enquanto mais um cliente escreveu que o produto é muito bom e que a sua mãe o utiliza há anos por indicação médica.

Entretanto, não é somente porque o suplemento foi positivo para essas pessoas que podemos afirmar com certeza que Cartigen C é bom para todos os casos. Isso porque cada consumidor pode apresentar uma condição de saúde com características diferentes, que podem responder bem ou não ao uso do produto.

Observe que alguns dos comentários mencionados aqui relataram que o uso do suplemento veio por indicação médica. Portanto, antes de iniciar o tratamento com Cartigen C, é fundamental que você procure o médico e/ou nutricionista para confirmar que o produto realmente pode contribuir com o seu caso em particular.

Na consulta, o profissional avaliará o seu quadro detalhadamente e analisará a formulação do suplemento para determinar se o produto pode ser útil de alguma maneira para você. Se não for, ele certamente indicará outra estratégia eficiente para o seu caso.

Jamais use o suplemento em substituição a algum tratamento prescrito por um profissional de saúde porque isso poderá ser um tanto quanto perigoso para a sua saúde.

Vimos acima que as promessas de Cartigen C incluem auxiliar no tratamento da artrite reumatoide e atuar na prevenção e no tratamento da osteoartrite. Pois bem, essas duas são doenças sérias, que podem gerar complicações e, portanto, precisam ser cuidadas conforme o tratamento completo que foi indicado pelo médico.

A artrite reumatoide aumenta o risco de desenvolver secura nos lábios e na boca, osteoporose, nódulos reumatoides, infecções, síndrome do túnel do carpo (compressão de um nervo no punho que gera dormência e formigamento na mão), problemas cardíacos, doença pulmonar e linfoma (um tipo de câncer).

Por sua vez, a osteoartrite costuma resultar em dor crônica, gera dor e rigidez nas articulações que podem se tornar severas ao ponto de dificultar a realização de atividades rotineiras do dia a dia e favorecer o desenvolvimento de depressão e distúrbios do sono, em decorrência da dor e da incapacidade provocadas pela doença.

Cuidados com Cartigen C

O suplemento não pode ser utilizado pelas pessoas que sofrem com hipersensibilidade (alergia intensa) a qualquer um dos componentes de sua fórmula e também é contraindicado para crianças e para os pacientes que sofrem com hipertensão.

Já as mulheres grávidas não podem fazer uso do produto sem que haja a orientação médica.

Entretanto, para qualquer pessoa é fundamental consultar o médico antes de começar a fazer uso do produto para saber se ele é realmente indicado para o seu caso em particular, verificar se não pode fazer mal e conferir em qual dosagem, frequência de uso e por quanto tempo no máximo Cartigen C pode ser utilizado com segurança.

Caso experimente qualquer efeito colateral em decorrência do tratamento com o suplemento, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Isso é importante para verificar a seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento necessário e saber se pode continuar ou não a fazer uso do produto com segurança.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que Cartigen C é bom? Pretende utilizar este suplemento para alguma condição? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Cartigen C é Bom? Para Que Serve, Indicações, Composição e Bula Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Câncer de Mama no homem: principais sintomas, diagnóstico e tratamento

O câncer de mama também pode se desenvolver no homem, já que ele possui glândula mamária e hormônios femininos, apesar de ser em menor quantidade.
Câncer de Mama no homem: principais sintomas, diagnóstico e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Câncer de endométrio: o que é, principais sintomas e como tratar

O câncer de endométrio é um dos tipos de câncer mais frequente entre mulheres acima dos 60 anos e é caracterizada pela presença de células malignas na parede interna do útero que…
Câncer de endométrio: o que é, principais sintomas e como tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Calcificação da Mama: o que é, causas e como é feito o diagnóstico

A calcificação da mama acontece quando pequenas partículas de cálcio depositam-se espontaneamente no tecido mamário devido ao envelhecimento ou câncer de mama.
Calcificação da Mama: o que é, causas e como é feito o diagnóstico Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Sintomas da síndrome do bebê sacudido e principais sequelas

A síndrome do bebê sacudido é uma situação que pode acontecer quando o bebê é agitado para frente e para trás com força e sem que a cabeça esteja apoiada, o que pode fazer com que…
Sintomas da síndrome do bebê sacudido e principais sequelas Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Bem-estar: as 5 tendências que vão bombar em 2020

Bem-estar entrou, definitivamente, para a lista de necessidade básica. Mais do que conquistar um corpão, perder não sei quantos quilos, adotar uma dieta da moda…, o que mais as pessoas têm buscado é se sentir bem.

Com isso, não é de se estranhar encontrar na lista de maiores tendências em wellness para 2020, temas como sono, cuidado com a pele, soluções de beleza mais práticas e rápidas. Menos tempo com obrigações, mais tempo para cuidar de si mesmo – e de um modo prazeroso.

Confira, a seguir, 5 tendências apontadas por especialistas e veja qual delas você já quer adotar.

1. Bons sonhos

<span class=“hidden”>–</span>@anthropology/Reprodução Instagram

O sono é um luxo. Foi isso o que 57% dos entrevistados em um estudo realizado pela empresa americana MindBody disseram. Dormir bem, ter um sono de qualidade, entrou para a wish list de muita gente — acima, inclusive, de uma bolsa bolsa de grife.

O stress, as metas inatingíveis, as demandas sem fim do dia a dia têm cobrado um alto preço. A perda do sono, como você já deve ter sentido na pele, é um dos primeiros indícios de que a conta não vai fechar e a saúde vai ser afetada.

Ou seja: prepare-se para ver, este ano, muitas soluções – ou alternativas – para ajudar a ter um sono melhor. Cientes desse desejo e do aumento na procura de opções para ajudar a dormir bem, empresas se apressam a oferecer sugestões. De aplicativos de sono, como o Calm, ao sleep retreat (espaços que crescem nos Estados Unidos e Europa que são uma espécie de spa do sono, com o objetivo de ensinar as pessoas a dormir), esses serviços vão ser cada vez mais populares.

E, claro, alimentos, atividades físicas e até produtos de beleza e higiene pessoal, com função de ajudar a relaxar e induzir a um sono de qualidade, ganharão destaque.

2. Rotina de beleza descomplicada

<span class=“hidden”>–</span>@goop/Reprodução Instagram

Facilitar a rotina de cuidados com a pele sem abrir mão dos resultados. Desejo de 10 entre 10 pessoas. E a indústria cosmética achou uma ótima alternativa para atender a essa demanda: as cápsulas de beleza. Acondicionados em pequenas cápsulas de dose única, um mix de ativos tecnológicos e potentes cuidam e protegem a pele. Basta abrir a cápsula, espalhar no rosto e voilá: rotina de skincare atingida com sucesso. Nos Estados Unidos, a marca Beauty Pie lançou cápsulas superativas de vitamina C. Aqui no Brasil, é possível encontrar a Melora Monoderma C10, com alta concentração de vitamina C pura.

3. Cílios em crescimento

<span class=“hidden”>–</span>@tamarawilliams1/Reprodução Instagram

Acordar já com os cílios alongados e fartos é um sonho cada vez mais acessível. Segundo a MindBody, os serviços de cílios, que incluem pigmentação, alongamento, preenchimento, são uma indústria de US$ 1,8 bilhão nos Estados Unidos e não há sinais de desaceleração. Aqui no Brasil, apesar de não termos pesquisas, dá pra perceber que a tendência também cresce – e com potencial para aumentar ainda mais. Isso porque, segundo os pesquisadores, mais clínicas e butiques de cílios devem abrir – e mais especialistas entrarão no mercado ­­– barateando o serviço.

4. Cuidados capilares rápidos e fáceis

<span class=“hidden”>–</span>@lorealhair/Reprodução Instagram

Ninguém tem tempo para um tratamento capilar de 30 minutos — e as marcas estão tomando providência. No ano passado, a gente viu um aumento de produtos com ação rápida ou instantânea, como máscaras nutritivas de 3 minutos. E a tendência tende a crescer. Nos Estados Unidos, a L’Oréal Paris acabou de lançar um tratamento de 8 segundos (!!!), o Elvive 8 Second Wonder Water Lamellar Hair Treatment. Rico em proteínas, promete restaurar os fios num piscar de olhos! Que mais soluções assim cheguem logo no Brasil. A nossa beleza e paciência agradecem!

4. Tratamentos menos invasivos

<span class=“hidden”>–</span>@lbt/Reprodução Instagram

Cada vez mais as pessoas estão buscando alternativas menos invasivas e com resultados mais naturais para o rosto e corpo. Lipoaspiração e cirurgias plásticas ainda são procedimentos muito realizados no Brasil (o país fica atrás apenas dos Estados Unidos). Mas o que se tem observado é um crescimento constante na procura por tratamentos não ou minimamente invasivos. Por isso, você vai ver mais opções de procedimentos como o LBT Alma Prime (laser que trata gordura localizada e flacidez ao mesmo tempo), CoolSculpting (congelamento de gordura) e o Emsculp (promove contrações musculares para conseguir tônus muscular). A tendência da medicina estética é encontrar o melhor tratamento para cada necessidade.


Bem-estar: as 5 tendências que vão bombar em 2020 Publicado primeiro em https://boaforma.abril.com.br/

Para que serve e como funciona a meia de compressão para corrida

As meias de compressão para corrida normalmente são altas, indo até o joelho, e realizam uma compressão progressiva, promovendo aumento da circulação sanguínea, da força muscular e…
Para que serve e como funciona a meia de compressão para corrida Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Peitoral: Melhores exercícios para crescer e definir

O plano de treino para desenvolver o peitoral deve incluir diferentes tipos de exercícios pois, embora todas as partes do músculo sejam ativadas durante o treino, existem exercícios específicos…
Peitoral: Melhores exercícios para crescer e definir Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Principais benefícios do pó de guaraná e quantidade recomendada

O pó de guaraná é feito a partir das sementes do guaraná, e trás benefícios como aumentar o estado de alerta e atenção, melhorar o humor e estimular a queima de gordura no corpo, sendo uma…
Principais benefícios do pó de guaraná e quantidade recomendada Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Wednesday, January 29, 2020

Flibanserin - O

O Flibanserin é um medicamento indicado para aumentar o desejo sexual de mulheres que ainda não se encontram na menopausa, diagnosticadas com transtorno do desejo sexual hipoativo.
Flibanserin - O Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Exercicíos para depois da cesárea

Os exercícios para depois da cesária servem para fortalecer o abdômen e combater a flacidez da barriga.
Exercicíos para depois da cesárea Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é a uncoartrose cervical

A uncoartrose é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose na coluna cervical, em que os discos intervertebrais vão perdendo a sua elasticidade devido à  perda de água e…
O que é a uncoartrose cervical Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar.
Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido…
Ácido úrico: o que é, sintomas e porque pode estar alto Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como aliviar a dor no pescoço

Para aliviar a dor no pescoço pode-se colocar uma compressa de água morna no pescoço e fazer massagens no local utilizando pomadas analgésicas e anti-inflamatórias.
Como aliviar a dor no pescoço Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Principais sintomas da artrite

Os sintomas de artrite desenvolvem-se lentamente e estão relacionados com a inflamação das articulações, podendo, por isso, surgir em qualquer articulação e prejudicar os movimentos, como…
Principais sintomas da artrite Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que é Infarto Agudo do Miocárdio, sintomas, causas e tratamento

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, corresponde à interrupção da passagem de sangue para o coração, o que provoca a morte das…
O que é Infarto Agudo do Miocárdio, sintomas, causas e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como entender o que o bebê está querendo falar através do choro

Os bebês recém-nascidos até os 3 meses de idade, não sabem falar e tem dificuldade de serem compreendidos e por isso a única forma de comunicação auditiva é o choro.
Como entender o que o bebê está querendo falar através do choro Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Principais causas de dor nos rins e como aliviar

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor,…
Principais causas de dor nos rins e como aliviar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Benefícios e para que serve a hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, que pode ser usada no tratamento de problemas de estômago,…
Benefícios e para que serve a hortelã-pimenta Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Características do bebê High Need e o que fazer

O bebê high need, é um bebê que tem alta necessidade de atenção e de cuidado dos pais, principalmente da mãe.
Características do bebê High Need e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Opções de tratamento para fascite plantar

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
Opções de tratamento para fascite plantar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Fascite plantar: o que é, sintomas e principais causas

A fascite plantar corresponde à inflamação do tecido que encontra-se na sola do pé, a fáscia plantar, que resulta em alguns sintomas como dor na sola do pé, sensação de queimação…
Fascite plantar: o que é, sintomas e principais causas Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



7 causas de dor no calcanhar e o que fazer em cada caso

Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais…
7 causas de dor no calcanhar e o que fazer em cada caso Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Sirtfood, dieta que Adele adotou, aposta no chocolate e vinho

Recentemente, a britânica Adele chamou atenção nas redes sociais por aparecer muito mais magra do que estava antes — segundo fontes próximas à cantora, com 45 quilos a menos. Logo, a dieta adotada por ela caiu na boca do povo. A Sirtfood, como é chamada, causou rebuliço por priorizar alimentos que muita gente ama, mas come com moderação, como o chocolate e o vinho

Mas afinal, o que é a Sirtfood? 

Parece uma maravilha, não é mesmo? A questão é que não para por aí. Ela, na verdade, é uma combinação de restrição calórica com alimentos que estimulam a produção de sirtuína no nosso corpo. “Ela é uma enzima que faz com que o metabolismo seja ativado em diversas partes do corpo, causando um efeito sistêmico de queima de gordura”, explica a nutricionista Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla, de São Paulo. 

Segundo a especialista, dietas como essa têm um efeito antioxidante, provocando a desintoxicação do organismo e fazendo com que nossos órgãos trabalhem melhor. Com isso, mais rápido pode ser o processo de emagrecimento. “Sem contar que os tipos de alimentos ingeridos na dieta promovem a saciedade e ajudam a perder peso, mas mantém os músculos, muito importantes para nós”, diz a endocrinologista Júlia Cabral, do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. 

Couve, azeite, oleaginosas, café, chá verde e frutas vermelhas são outros exemplos de ingredientes com esses benefícios. 

Poréns

A Sirtfood é dividida em três fases, e dura três semanas. Na primeira delas, a pessoa só pode consumir 1000 calorias diárias, divididas em três sucos verdes e uma refeição. Na segunda, o número sobre para 1500 calorias por dia, divididas em duas refeições e dois sucos verdes. Na terceira semana, as calorias deixam de ser contadas, mas é preciso prezar um cardápio saudável com o máximo de itens que ativam a sirtuína. 

Vale lembrar que, apesar de variar de pessoa para pessoa, as recomendações a respeito da ingestão de calorias diárias costumam ser muito maiores que 1000. E nem é preciso lembrar que a restrição não é uma estratégia que funciona para todo mundo, não é mesmo? “Ela pode ser muito prejudicial para quem tem ansiedade, e até causar transtornos alimentares”, diz a nutricionista. 

Por isso, não é nada legal adotá-la sem um acompanhamento profissional. “É preciso entender que cada indivíduo tem uma tolerância diferente. E não quer dizer que se a Adele emagreceu 45 quilos, qualquer um que faça a dieta também vai”, aconselha Júlia Cabral. 

Por que não prestar mais atenção nos alimentos que a Sirtfood incentiva do que propriamente na restrição calórica? Eles, com certeza, só têm benefícios: 

  • Vinho: Bom para o coração, mas em quantidades moderadas (no máximo uma taça por dia, ou de 120 a 150 ml). A casca da uva contém resveratrol, que ajuda na saúde cardiovascular e no processo de desintoxicação do corpo. A melhor hora para consumi-lo é à noite;
  • Chocolate: Quanto maior a graduação do cacau, melhor. Isso porque é nele que se encontram os flavonoides, propriedades antioxidantes. E quanto mais amargo, menos açúcar e gordura o chocolate tem;
  • Couve kale: Rica em vitaminas K, E e D. Além disso, quase não tem calorias;
  • Azeite: Uma fonte de gordura monoinsaturada, que regula a saúde do coração;
  • Morango: Fruta com baixo índice glicêmico;
  • Oleaginosas: Contém gorduras boas, promovem saciedade e o aumento do colesterol bom.

Sirtfood, dieta que Adele adotou, aposta no chocolate e vinho Publicado primeiro em https://boaforma.abril.com.br/