Friday, August 30, 2019

O que é abscesso e principais tipos

O abscesso é uma pequena elevação da pele caracterizada pela presença de pus, vermelhidão e aumento da temperatura local.
O que é abscesso e principais tipos Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



5 Receitas de Brigadeiro de Aveia Fit

Brigadeiro de aveia

Existem inúmeras versões saudáveis, fit e veganas do nosso querido brigadeiro. Nesse post, iremos falar sobre a versão com um dos cereais mais consumido no país: o brigadeiro de aveia fit.

O brigadeiro de aveia fit possui uma grande quantidade de fibras, é mais saudável, pois possui menor valor calórico e menos gorduras e açúcares, e ainda por cima é muito saboroso!

Leia abaixo a lista de receitas que separamos e aprenda como fazer um delicioso brigadeiro de aveia fit.

1. Receita de brigadeiro de aveia fit

Ingredientes:

  • 100g de farinha de aveia;
  • 130g de açúcar mascavo;
  • 120ml de água fervente;
  • 2 colheres de cacau em pó;
  • Chocolate granulado diet.

Modo de preparo:

Bata a água fervente, a aveia e o açúcar no liquidificador até obter um creme espesso. Coloque o creme em uma panela, acrescente o cacau, mexa bem para incorporar e então leve ao fogo baixo. Mexa enquanto cozinha, até a massa do brigadeiro começar a desgrudar da panela. Transfira a massa para um recipiente e espere esfriar. Quando estiver fria, enrole a massa para fazer os brigadeiros e passe no chocolate granulado.

2. Receita de brigadeiro de aveia com café

Ingredientes:

  • 3 xícaras de aveia;
  • 2 colheres de café forte;
  • 2 colheres de cacau em pó;
  • 130g de açúcar mascavo;
  • 100g de margarina;
  • 1 colher de chá de açúcar de baunilha.

Modo de preparo:

Misture a margarina e o açúcar. Adicione a aveia, o café o cacau e o açúcar de baunilha. Misture bem até a massa ficar homogênea. Modele as bolinhas e sirva!

3. Receita de brigadeiro de aveia com mel

Ingredientes:

  • 1 leite condensado light;
  • 1 creme de leite light;
  • ½ xícara de aveia em flocos;
  • 1 colher de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de mel;
  • 3 colheres de cacau em pó;
  • 1 colher de margarina.

Modo de preparo:

Coloque a margarina, o leite condensado, creme de leite, o cacau, a farinha, a aveia e o mel em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa constantemente até a mistura começar a soltar da panela. Desligue o fogo, espera esfriar e enrole os brigadeiro.

4. Receita de brigadeiro branco de aveia

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 leite condensado light;
  • ½ xícara de leite desnatado;
  • 3 colheres de açúcar cristal;
  • 1 colher de margarina.

Modo de preparo:

Misture a aveia, o leite condensado, o leite desnatado e a margarina em uma panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até chegar ao ponto de brigadeiro.  Coloque a massa em um prato e espere esfriar. Enrole os brigadeiros e passe pelo açúcar cristal.

5. Receita de brigadeiro de aveia com creme de leite

Ingredientes:

  • 1 pacote de aveia em flocos;
  • 250ml de creme de leite light;
  • 50ml de leite condensado light;
  • 1 barra de chocolate derretida.

Modo de preparo:

Bata a aveia no liquidificador para afiná-la. Em uma panela coloque o leite condensado e creme de leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Adicione o chocolate derretido e aveia triturada. Mexa continuamente até atingir o ponto de brigadeiro e a massa começar a desgrudar do fundo. Espere a massa esfriar e deixe por alguns minutos na geladeira. Você pode comer como brigadeiro de colher ou enrolar!

O que você achou dessas receitas de brigadeiro de aveia fit que separamos acima? Pretende fazer alguma que tenha chamado sua atenção? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
5 Receitas de Brigadeiro de Aveia Fit Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Limão Afina o Sangue?

Limão

O limão é uma fruta que serve como fonte de ingredientes necessários para o nosso organismo como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico) e vitamina C.

A parte de tantos nutrientes que nos serve, quanto aos efeitos do alimento dentro do nosso organismo, será que o limão afina o sangue?

O que é um afinador do sangue?

Antes de analisarmos propriamente se o limão afina o sangue ou não, é importante entendermos o que caracteriza e para que serve uma substância afinadora do sangue.

Os afinadores do sangue são descritos como medicamentos que previnem a formação de coágulos sanguíneos ou impedem que os coágulos sanguíneos já existentes se tornem maiores.

Ainda que a coagulação sanguínea seja um processo normal do corpo que ocorre quando há uma lesão, existem casos em que ela pode ser perigosa.

A presença de coágulos nas artérias, nas veias e no coração pode provocar ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e bloqueios. As informações são do MedlinePlus.

E então, o limão afina o sangue?

Um artigo no Healthy Eating SFGate apresentou uma lista de frutas consideradas capazes de afinar o sangue naturalmente. Entre as mencionadas, estavam: laranjas, passas, tangerinas, ameixas secas, morangos, cerejas, uvas, arandos (uvas-do-monte) e mirtilos.

Entretanto, a lista não apresentou o limão como uma dessas frutas que podem afinar o sangue.

Além disso, nutricionistas consultados afirmam que essa história de que o limão afina o sangue é um mito. O alimento é fonte de vitamina C, um nutriente que auxilia na absorção do ferro, um mineral bastante importante para a constituição do sangue, porém, não existe uma relação entre isso e afinar o sangue.

Bebidas com limão e a formação de coágulos sanguíneos nas pernas após muito tempo sentado

De acordo com informações do SFGate, pesquisadores japoneses da Universidade de Nagoya, no Japão, apontaram que a ingestão de bebidas com limão pode auxiliar passageiros de avião a evitar uma síndrome conhecida pelo nome de trombose venosa profunda. Segundo a página, o trabalho dos cientistas indicou que o sangue viajou de maneira 19% mais rápida mediante a ingestão de uma só vez da bebida com limão.

Conforme a publicação, essa trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos, que pode acontecer depois que uma pessoa permanece sentada durante bastante tempo – o que acontece nas longas viagens de avião.

De acordo com um estudo enviado para a British House of Lords (Câmara dos Lordes Britânica, câmara do parlamento do Reino Unido), dentro da população geral, as chances de se ter coágulos são de aproximadamente uma em 1 mil.

Já essas chances para os jovens adultos são próximas de uma em 10 mil, enquanto as chances são ligeiramente mais elevadas para passageiros de viagens aéreas de longa distância, em decorrência da baixa umidade e da baixa pressão atmosférica, completou a publicação.

A página salientou ainda que a sugestão é que a bebida de limão seja composta por pelo menos 50% de suco de limão.

Entretanto, vale destacar que a matéria do SFGate não informou que os pesquisadores indicaram que os efeitos observados no estudo em relação à bebida são decorrentes do fato do limão ter propriedades em relação ao afinamento do sangue.

Atenção

Se você já toma medicamentos para afinar o sangue (também conhecidos como anticoagulantes), não abandone o tratamento para substituí-lo apenas por maneiras naturais de afinar o sangue.

“Remédios são prescritos para afinar o sangue como forma de prevenir a formação de coágulos de sangue que podem restringir o fluxo sanguíneo, gerando um AVC ou ataque cardíaco. Se você está tomando remédios prescritos para prevenir essas condições série e potencialmente fatais, eu te advirto a não deixá-los repentinamente. Se você quer testar os produtos naturais junto com os remédios anticoagulantes, faça isso somente debaixo da supervisão do seu médico”, alertou o médico Andrew Weil, em artigo publicado em seu site.

Essa supervisão médica é fundamental para se certificar de que o produto natural em questão realmente pode auxiliar, se ele não é contraindicado para o seu caso, se não pode fazer mal ao ser utilizado ao mesmo tempo em que medicamentos, suplementos ou plantas que você já faça uso e como – em que dosagem e frequência – o produto natural em questão pode ser utilizado.

Cuidados com o limão

O Medical News Today alertou que os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.

Para controlar esse efeito colateral, a publicação recomenda consumir as bebidas com limão com o auxílio de um canudo, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.

Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir essas bebidas. Entretanto, o Medical News Today alertou que é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes.

“Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado ‘amolecido pelo ácido’ pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã”, alertou a publicação.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que limão afina o sangue? Toma algum medicamento afinador de sangue por conta de alguma condição? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Limão Afina o Sangue? Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Tratamento para Enxaqueca

O tratamento para enxaqueca normalmente tem como objetivo aliviar a dor de cabeça intensa e constante, sendo recomendado que a pessoa fique em repouso em um quarto escuro e silencioso para que possa…
Tratamento para Enxaqueca Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como controlar a ansiedade com meditação

A meditação ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e muitas das técnicas podem ser praticadas em qualquer lugar ou em qualquer momento.
Como controlar a ansiedade com meditação Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Exercícios para aliviar a dor no nervo ciático

Para confirmar se tem dor ciática, a pessoa deve deitar-se no chão, de barriga para cima e levantar a perna esticada, de forma a formar um ângulo de 45º graus com o chão.
Exercícios para aliviar a dor no nervo ciático Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Transmissão do Herpes genital: como se pega e como evitar

O herpes genital transmite-se ao entrar em contato direto com as bolhas ou úlceras com líquido presente nos genitais, coxas ou ânus, que causam dor, ardência, desconforto e coceira.
Transmissão do Herpes genital: como se pega e como evitar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Exame PSA Total e Livre – O Que é, Para Que Serve, Preparo e Resultados

Exame PSA

O exame de PSA é um teste utilizado para identificar e monitorar o câncer de próstata. A realização desse exame periodicamente é muito importante para identificar a quantidade de antígeno especifico da próstata no sangue e intervir com rapidez e eficácia se um câncer for detectado.

Se você tem dúvidas sobre o que é exatamente o exame de PSA ou quer compreender melhor como interpretar os resultados obtidos, vamos abaixo explicar a diferença entre o exame PSA total e PSA livre além de mostrar o que significam as alterações que podem ser observadas nesse tipo de exame.

Exame PSA Total – O que é?

Antes de entender o que é o exame PSA total, precisamos falar um pouco da PSA. PSA é uma proteína produzida por um tecido encontrado na próstata, que é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga dos homens.

Essa proteína é encontrada no sêmen que é produzido na próstata e pequenas quantidades de PSA também podem circular no sangue em duas formas: PSA complexado a uma proteína ou PSA livre.

Pequenas quantidades de PSA são naturalmente liberadas no sangue durante uma ejaculação. A função dessa proteína na ejaculação é facilitar o transporte dos espermatozoides pelo sêmen até as trompas de falópio da mulher, sendo então essencial para a reprodução humana.

Um exame de PSA tradicional é aquele que mede o PSA total, ou seja, a soma do PSA livre e do PSA ligado a proteínas. Apenas em alguns casos o exame de PSA livre também é solicitado.

O exame de PSA serve para detectar níveis altos de PSA no sangue que podem ser um indicativo de câncer de próstata ou de outras condições de saúde como uma inflamação ou um crescimento anormal da próstata.

Para que serve

Infelizmente, o câncer de próstata é bastante comum e a detecção precoce da doença pode ser crucial para evitar que ele se torne agressivo.

Altos níveis de PSA no sangue podem indicar a presença de problemas de saúde como o câncer de próstata e por isso a realização do exame é tão importante.

No entanto, apenas o exame de PSA não é suficiente para verificar a condição da próstata detalhadamente. Para obter mais informações, o médico pode solicitar mais exames, incluindo o exame de toque retal, que ajuda o profissional a identificar nódulos no local. Se os 2 exames indicarem alterações na próstata, uma biópsia do órgão pode ser requisitada para confirmar o diagnóstico.

Assim, o teste de PSA não é um exame totalmente conclusivo e apenas ele não é capaz de diagnosticar um câncer, mas ele é um exame de sangue relativamente simples que pode ajudar a identificar o câncer de próstata precocemente, o que facilita e muito o tratamento.

Resumindo, o exame de PSA serve basicamente para:

  1. Auxiliar na detecção de um câncer de próstata;
  2. Acompanhar a saúde de homens que já foram diagnosticados com câncer de próstata para verificar se o tratamento está sendo eficiente;
  3. Detectar através de exames periódicos se há recorrência do câncer após o término do tratamento.

Há profissionais que defendem que o exame de PSA deve ser feito de forma preventiva e regular a partir dos 50 anos de idade para ajudar na identificação de um câncer de próstata precocemente mesmo se não houver sintomas. Outros defendem que o teste só seja feito quando um homem apresentar sintomas como dificuldades de micção ou dor na região.

Esse ainda é um tema muito debatido no meio médico devido ao risco de resultados falso-positivos deixarem o paciente ansioso ou levarem o médico a solicitar uma biópsia que o paciente não precisa naquele momento.

Para aqueles que já apresentam sintomas, a realização do exame PSA total em conjunto com um exame de toque retal são cruciais para avaliar a situação e evitar uma biópsia desnecessária que é um procedimento invasivo que apresenta alguns riscos.

Preparo para o exame

O exame PSA total não requer nenhum preparo especial. Porém, a amostra de sangue deve ser coletada antes da realização de um exame de toque retal e nunca depois. Isso porque o toque retal pode elevar temporariamente os níveis de PSA no sangue.

Também é indicado que a coleta do sangue seja feita antes ou várias semanas depois de uma biopsia de próstata.

Para evitar que níveis de PSA alterados sejam observados, também é indicado não realizar nenhum exercício físico vigoroso ou ter relações sexuais pelo menos 48 horas antes do teste. O sexo anal também pode elevar o PSA total e pode ser necessário evitar praticá-lo por ao menos 1 semana antes do exame.

É importante informar ao médico sobre o uso de qualquer medicamento ou se você passou por algum procedimento cirúrgico na próstata ou na bexiga nas últimas semanas, pois alguns fármacos ou procedimentos podem interferir nos níveis de PSA.

O jejum não é obrigatório nesse caso, mas a maioria dos laboratórios que coletam amostras de sangue costumam solicitar um jejum de pelo menos 6 horas para evitar interferências nos resultados.

Resultados

Os resultados de um exame PSA total devem ser analisados por um profissional capacitado, já que existem algumas outras condições além do câncer de próstata que podem gerar um exame PSA alterado.

Em geral, o PSA analisado é o PSA total, que indica a quantidade de PSA que está complexado a proteínas do sangue e também aquele PSA que se encontra livre no sangue.

Interferências nos resultados

Algumas coisas podem afetar os níveis de PSA e causar um aumento (falso-positivo) ou redução temporários que não representam nenhum problema de saúde. A prática de atividades físicas vigorosas como o ciclismo, por exemplo, pode elevar o PSA total. O uso de altas doses de medicamentos quimioterápicos como o metotrexato e a ciclofosfamida também podem alterar os níveis de PSA.

Em suma, um exame de PSA alto pode indicar:

  • Aumento da próstata ou hiperplasia benigna da próstata;
  • Prostatite ou próstata inflamada ou infectada;
  • Ejaculação;
  • Sexo anal ou estimulação da próstata;
  • Prática de exercícios físicos vigorosos;
  • Aumento normal que ocorre com o passar dos anos.

Já um exame de PSA baixo pode sugerir:

  • Uso de medicamentos para tratar a hiperplasia benigna da próstata;
  • Problemas urinários;
  • Altas doses de medicamentos quimioterápicos;
  • Obesidade.

Valores de referência

Na maioria dos laboratórios, o resultado de um exame PSA total é relatado em nanogramas de PSA por mililitro de sangue (ng / mL). Os limites de referência para um exame PSA total alterado pode variar dependendo do laboratório em que a amostra é analisada.

Em geral, o valor normal para o PSA total deve ser inferior a 4,0 ng / mL. No entanto, alguns médicos acreditam que o limite deveria ser reduzido para 2,5 ng / mL. Dessa forma, apenas um profissional é capaz de avaliar os resultados.

Os especialistas concordam que níveis de PSA total maiores que 10,0 ng / mL indicam um risco alto de câncer de próstata que pode chegar a 67% de chance. Já os níveis entre 4,0 e 10,0 ng / mL indicam 25% de chance de um homem ter câncer de próstata, prostatite ou hiperplasia benigna de próstata.

De acordo com estudo de revisão publicado em 2014 na revista científica BC Medical Journal, é preciso considerar também a idade dos homens na interpretação do exame já que conforme os anos vão passando é natural que o PSA total aumente. Assim, os intervalos de referência considerados normais são até:

  • 2,5 ng / mL para homens com até 49 anos;
  • 3,5 ng / mL para homens entre 50 e 59 anos;
  • 4,5 ng / mL para homens entre 60 e 69 anos;
  • 6,5 ng / mL para homens com 70 anos ou mais.

Testes complementares

Para melhorar a precisão dos resultados, os pesquisadores da área médica vêm desenvolvendo métodos para melhorar a interpretação dos resultados obtidos. Eles são chamados de variações do teste de PSA e incluem:

1. Velocidade do PSA

A velocidade de PSA representa a alteração nos níveis de PSA ao longo do tempo, o que pode indicar a presença de um câncer. Um aumento rápido no PSA pode representar um câncer que pode inclusive ser agressivo. No entanto, alguns estudos mais recentes não indicam esse teste como o único fator para considerar a presença de um câncer de próstata.

2. PSA livre

A porcentagem de PSA livre é a quantidade de PSA que circula livremente no sangue – ou seja, que não está ligada a nenhuma proteína.

Um paciente que apresenta alto nível de PSA total, mas uma porcentagem baixa de PSA livre tem probabilidade mais alta de ter câncer de próstata.

Assim, o exame de PSA livre ajuda a determinar o risco de pacientes que apresentam níveis de PSA total entre 4,0 e 10,0 ng / mL de terem câncer de próstata. Se a porcentagem de PSA livre for alta, é provável que os altos níveis de PSA total indiquem outro problema de saúde e não um câncer.

3. Densidade de PSA

Indivíduos com câncer de próstata podem produzir mais PSA por volume de tecido do que aqueles que têm uma próstata saudável. Essas medidas de densidade de PSA normalmente são obtidas através de exames como uma ressonância magnética ou uma ultrassonografia transretal.

Vale a pena fazer o exame de PSA?

Nem sempre os resultados do exame PSA total são precisos. Isso significa que um alto nível de PSA não quer dizer que um homem tenha câncer. Além disso, há casos de homens diagnosticados com câncer de próstata através de outros exames que não apresentam alteração nos níveis de PSA. Assim, esse nunca deve ser o único fator a ser considerado no diagnóstico.

Estudos estimam que entre 23 e 42% dos homens com câncer de próstata diagnosticados com o auxílio de um teste de PSA apresentam tumores que nunca causariam sintomas perceptíveis. Esse tipo de tumor é considerado um sobrediagnóstico e significa que o câncer não é capaz de causar um problema de saúde ou representar um risco grave para a saúde.

No entanto, o câncer de próstata quando identificado em seu estágio inicial tem uma probabilidade muito mais alta de ser curado e de impedir que o tumor aumente e cause um problema mais sério.

Outro fator importante a ser considerado é que o câncer de próstata costuma progredir lentamente ao longo de vários anos, o que faz com que a maioria dos homens com câncer de próstata nunca observe sintomas da doença e a detecte apenas quando o câncer já está bem avançado.

Dessa forma, o exame de PSA é uma ótima ferramenta para diagnosticar a doença no início, aumentando muito as chances de cura.

O que fazer se o câncer de próstata for diagnosticado?

O câncer de próstata avança muito lentamente, o que significa que muitas vezes o tumor não vai causar nenhum sintoma desagradável e o paciente poderá viver normalmente com ele, apenas monitorando o seu crescimento e intervindo com um tratamento, se necessário.

O tratamento nem sempre é indicado porque muitas vezes o câncer de próstata é tão insignificante e cresce tão lentamente que o tratamento pode ser pior do que a própria doença devido aos efeitos colaterais como incontinência urinaria e disfunção erétil, por exemplo.

Nesses casos em que o câncer é assintomático, o médico e o paciente podem optar por monitorar o progresso da doença ao invés de iniciar o tratamento imediato.

Ainda assim, alguns homens podem se sentir mais ansiosos e preocupados apenas por descobrir que há um tumor no local, mesmo que a sua existência não traga riscos à saúde. É absolutamente normal se preocupar com a própria saúde, mas se a ansiedade tomar conta da vida do paciente, é essencial buscar ajuda psicológica para lidar melhor com ela e sofrer menos com o problema.

Se o tratamento do câncer for necessário, alguns dos tratamentos mais comuns incluem o uso de radioterapia, terapia hormonal ou cirurgia. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um especialista.

Referências Adicionais:

Você já passou por um Exame PSA Total e Livre? Como foram os resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Exame PSA Total e Livre – O Que é, Para Que Serve, Preparo e Resultados Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Drenison (fludroxicortida): creme, pomada, loção e oclusivo

O Drenison é um produto que está disponível em creme, pomada, loção e oclusivo, que tem como princípio ativo a fludroxicortida, uma substância corticoide que…
Drenison (fludroxicortida): creme, pomada, loção e oclusivo Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Lâmpada de Wood: o que é, para que serve e como funciona

A lâmpada de Wood, também chamada de luz de Wood ou LW, é um aparelho diagnóstico muito utilizado na dermatologia e na estética com o objetivo de verificar a presença de lesões de…
Lâmpada de Wood: o que é, para que serve e como funciona Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como acabar com a Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos é comum nas mulheres e contribui para a barriga inchada e celulite, no entanto também pode ser mais grave e causar pernas e pés inchados.
Como acabar com a Retenção de Líquidos Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como tratar a Clamídia para evitar a Infertilidade

O tratamento para clamídia é feito com o uso de antibióticos de acordo com a orientação do médico.
Como tratar a Clamídia para evitar a Infertilidade Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Saiba como é possível engravidar sem penetração

A gravidez sem penetração é possível, mas é difícil de acontecer, pois a quantidade de esperma que entra em contato com o canal vaginal é muito reduzida, o que dificulta a fecundação do…
Saiba como é possível engravidar sem penetração Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



O que pode causar secura vaginal e como tratar

Na maior parte das vezes a secura vaginal surge apenas depois da menopausa, estando relacionada com a diminuição natural da produção do hormônio estrogênio.
O que pode causar secura vaginal e como tratar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como funciona o Anticoncepcional Masculino

Os métodos anticoncepcionais masculinos existentes são a vasectomia e o preservativo, que impedem que o espermatozoide cheguem ao óvulo e ocorra a gravidez.
Como funciona o Anticoncepcional Masculino Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Sangue oculto nas fezes: o que pode ser e como entender o resultado

O exame de sangue oculto nas fezes, também conhecido como pesquisa de sangue oculto, é um teste que avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes que podem não ser…
Sangue oculto nas fezes: o que pode ser e como entender o resultado Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



AIDS e HIV: Como prevenir e Formas de Transmissão

A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais. Estas podem ser compradas em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos…
AIDS e HIV: Como prevenir e Formas de Transmissão Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Principais causas de Basófilos altos (Basofilia) e o que fazer

O aumento do número de basófilos recebe o nome de basofilia e é indicativo de que algum processo inflamatório ou alérgico, principalmente, está acontecendo no organismo, sendo importante que a…
Principais causas de Basófilos altos (Basofilia) e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Primeiros socorros para picada de aranha

As aranhas podem ser venenosas e representar um verdadeiro perigo para a saúde, principalmente as pretas e as marrons, que normalmente são as mais perigosas.
Primeiros socorros para picada de aranha Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Contraceptivos: Vantagens e desvantagens dos 9 Métodos mais comuns

Existem vários métodos anticoncepcionais que ajudam a evitar uma gravidez indesejada, como a pílula anticoncepcional ou o implante no braço, porém apenas a camisinha evita a gravidez e protege…
Contraceptivos: Vantagens e desvantagens dos 9 Métodos mais comuns Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Saiba como se pega Sífilis e como se Proteger

A principal forma de transmissão da sífilis é por meio do contato íntimo desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode acontecer por meio do contato com sangue ou mucosa de pessoas…
Saiba como se pega Sífilis e como se Proteger Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Saiba porque é possível engravidar usando camisinha

Embora seja relativamente raro, é possível engravidar usando camisinha, especialmente devido aos erros que são cometidos durante o seu uso, como não retirar o ar da ponta do preservativo, não…
Saiba porque é possível engravidar usando camisinha Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como colocar a camisinha masculina corretamente

A camisinha masculina é um método que, além de evitar uma gravidez, também protege contra várias doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, clamídia ou gonorreia.
Como colocar a camisinha masculina corretamente Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Thursday, August 29, 2019

Testosterona Emagrece? Como Funciona e Cuidados

Testosterona

A testosterona é um hormônio esteroide que se origina nos órgãos sexuais tanto dos homens como das mulheres. Os hormônios são moléculas mensageiras que desempenham um papel vital em todos os sistemas do corpo e são liberados na corrente sanguínea, que os transporta até as células. Quando entram em contato com as células compatíveis, se ligam a receptores em sua superfície e afetam as suas funções.

Embora os homens produzam uma quantidade maior, a testosterona também é um hormônio vital para as mulheres, que apresentam um décimo da quantidade presente nos homens.

Em ambos, ela ajuda a queimar gordura e é responsável pela densidade óssea, aumento da massa muscular, aumentando a força e diminuindo a gordura corporal, além de ser muito importante para que as pessoas mantenham uma boa saúde. A testosterona fortalece os corpos e melhora a memória, além de criar a sensação de bem-estar.

A idade e o estresse podem reduzir significativamente os níveis de testosterona nas pessoas, e baixos níveis de testosterona podem levar a uma série de condições graves, como por exemplo o aumento do risco de depressão, baixa libido, osteoporose e obesidade além de condições menos graves como mau humor e fadiga.

Tudo isso pode aumentar a inflamação e o estresse, levando a um maior acúmulo de gordura. Será que é verdade então que podemos dizer que a testosterona emagrece?

Testosterona emagrece? Ajuda a perder gordura sem perder músculos?

De acordo com pesquisas da EndocrineSociety, organização médica internacional do campo da endocrinologia e do metabolismo, nos homens obesos de meia idade a perda de peso durante a dieta normalmente faz com que eles percam não só gordura, mas também músculos, porém, o tratamento com testosterona pode ajudá-los a perder apenas gordura e manter seus músculos.

No geral, 40% dos homens obesos apresentam baixos níveis de testosterona, e a perda de peso devido à restrição calórica está associada ao aumento de testosterona que circula no sangue. Por isso, o tratamento realizado com este hormônio reduz a gordura corporal.

No entanto, os pesquisadores ainda não sabem se realizar um tratamento com testosterona para emagrecer irá reduzir mais a massa gorda do que a restrição calórica.

“Este estudo mostra pela primeira vez que em homens obesos com baixos níveis de testosterona, o tratamento com este hormônio aumenta a perda de massa gorda total e visceral induzida pela dieta e evita a perda de massa magra”, afirmou Mathis Grossmann, professor associado do Departamento de Medicina da Universidade de Melbourne em Victoria, Austrália, que conduziu um ensaio clínico com 100 homens obesos razoavelmente saudáveis entre 20 e 70 anos de idade que tinham baixos níveis de testosterona. No geral, 20% apresentava diabetes e 10% doença cardíaca.

Durante as primeiras 10 semanas, todos os participantes foram colocados em uma dieta com poucas calorias – 600 kcal por dia. Foi pedido que eles não ingerissem bebidas alcoólicas e realizassem ao menos 30 minutos de exercício físico diariamente. Entre a 11º e a 56º semana os participantes de ambos os grupos mantiveram uma dieta de manutenção do peso fornecida pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Austrália (CSIRO).

A cada 10 semanas, durante o estudo que durou 56 semanas, 49 homens receberam injeções de 1.000mg de undecanoato de testosterona intramuscular e 51 homens receberam placebo.

No final das 56 semanas, ambos os grupos perderam cerca de 11kg, porém, aqueles que receberam testosterona perderam quase que exclusivamente gordura, enquanto que os que receberam placebo perderam gordura e massa magra – músculos.

Os homens que tomaram testosterona perderam 3kg a mais de gordura corporal em relação aos que receberam placebo e mantiveram a massa muscular, já os do grupo do placebo perderam 3,5kg de massa muscular.

Baixa testosterona pode levar ao ganho de peso

Assim como testosterona emagrece e promove o crescimento muscular, baixos níveis do hormônio também podem levar ao ganho de peso

Como os músculos queimam muito mais calorias do que o tecido adiposo, a falta deles faz com que as pessoas corram o risco de comer mais e assim, armazenar o excesso de calorias como gordura.

Porém, da mesma forma como a falta de testosterona pode engordar, a obesidade também pode acabar suprimindo os níveis de testosterona.

Obesidade x baixos níveis de testosterona

Em média, os homens obesos apresentam níveis 30% mais baixos deste hormônio quando comparados aos de peso normal. Mais de 70% dos obesos sofrem com a deficiência de testosterona, que também é conhecida como hipogonandismo masculino. Porém, esse distúrbio pode ser revertido com a perda de peso.

Embora os cientistas não estejam totalmente certos de por que os níveis de testosterona são mais baixos em homens obesos, a maioria das pesquisas aponta para dois processos.

O primeiro é que a gordura da barriga contém altos níveis de enzima aromatase, que converte a testosterona em estrogênio – hormônio sexual feminino, o que explica ainda por que os homens obesos têm níveis mais elevados de estrogênio em comparação com os que estão com o peso normal.

O segundo é que a alta atividade da aromatase e estrogênio reduz a produção do hormônio liberador de gonadotropina (GRH), e a falta dela leva a níveis mais baixos do hormônio luteinizante, que por sua vez, reduz a produção de testosterona.

Porém, baixos níveis de testosterona não causam apenas ganho de peso entre os homens, mas também entre as mulheres.

Baixa testosterona e ganho de peso em mulheres

As mulheres produzem testosterona em seus ovários e glândulas suprarrenais. Os níveis atingem o pico entre as idades de 20 a 29 anos e em seguida passam a diminuir. Quando isso acontece, assim como os homens, elas também ganham peso e podem ter problemas de saúde, porém, elas acabam ganhando peso mais facilmente que os homens por causa dos altos níveis de estrogênio.

Conforme as mulheres envelhecem, os hormônios sexuais estrogênio e progesterona começam a oscilar e o estrogênio se torna dominante, podendo causar o ganho de peso. Algumas causas para a testosterona feminina baixa são pílulas anticoncepcionais, antidepressivos, leite de soja, manter uma dieta vegetariana ou mudanças de humor.

Sintomas nas mulheres

Os sintomas de baixa testosterona são frequentemente atribuídos ao envelhecimento e incluem exaustão, fadiga, sono interrompido, redução do desejo sexual, ganho de peso acompanhado de dificuldade para perder peso e relação sexual dolorosa devido à secura vaginal. Quando esses sintomas persistirem, a mulher deve consultar um médico. Além desses, também poderá ocorrer alterações de humor, mau humor, depressão, dificuldade de concentração e queda de cabelo.

Cerca de 50% das mulheres entre 18 e 59 anos de idade sofrem de disfunção sexual, e a grande maioria devido à baixa testosterona. Um dos sintomas mais certos de baixos níveis em mulheres é o transtorno do desejo sexual hipoativo (TDSH), quando a mulher tem pouco ou nenhum pensamento sexual ou fantasias e pouco ou nenhum desejo de atividade sexual.

Sintomas nos homens

Nos homens, os principais sintomas dos baixos níveis de testosterona são a baixa libido, dificuldade de ereção, baixa contagem de espermatozoides, ondas de calor, perda de cabelo e baixa densidade óssea. Além desses, também pode ocorrer a atrofia testicular, perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, hemoglobina A1c elevada, osteopenia, insônia, fadiga, falta de motivação, dificuldade de concentração e depressão.

Terapia de reposição de testosterona

Assim como a ciência comprova que a testosterona emagrece, como visto, a terapia de reposição deste hormônio é fundamental para vários outros aspectos da saúde. Porém, esse tratamento deve ser feito sob supervisão médica e pode ser administrado através de suplementos, cremes, adesivos ou injeções.

No caso das mulheres, são principalmente os ginecologistas que podem prescrever essas receitas. Durante o tratamento, normalmente a mulher terá que visitar o seu médico uma vez a cada duas ou até seis semanas. Além das formas citadas acima, as mulheres também têm a opção de usar o DHEA (desidroepiadrosterona), uma substância secretada pelas glândulas suprarrenais que é um precursor do estrogênio e da testosterona.

Os suplementos naturais de testosterona aumentam a produção desse hormônio dentro do corpo e geralmente são à base de plantas, como a ashwagandha ou ginseg indiano, ácido D-aspártico e extrato de semente de feno-grego.

Porém, não há evidências de que este tratamento causa perda de peso em pessoas saudáveis com níveis normais de testosterona.

Como aumentar os níveis de testosterona naturalmente

Além dos tratamentos e suplementos, homens e mulheres podem aumentar os níveis de testosterona naturalmente e cuidar da saúde de maneira natural fazendo apenas algumas mudanças em seus estilos de vida, como por exemplo:

  • Dormir o suficiente: uma má noite de sono está associada a uma queda nos níveis de testosterona, por isso, dormir o suficiente é um dos aspectos mais importantes de um estilo de vida saudável.
  • Suplementos de vitamina D: a deficiência de vitamina D está associada aos baixos níveis de testosterona, por isso, tomar suplementos de vitamina D podem aumentar os níveis deste hormônio em seu organismo.
  • Ashwagandha: essa erva medicinal conhecida cientificamente como Withaniasomniferapode melhora os níveis de testosterona e a fertilidade.
  • Treinamento de força: muitos estudos mostraram que o treinamento de força ou resistência como a musculação pode aumentar os seus níveis desse hormônio.
  • Relaxe e minimize o estresse: o estresse crônico aumenta os níveis de cortisol, que é um hormônio que pode suprimir os níveis de testosterona. Um ambiente livre de estresse e atividades relaxantes são a base de um estilo de vida saudável.
  • Zinco: deficiência de zinco pode reduzir os níveis, por isso é recomendado que coma alimentos ricos em zinco, como castanhas, carne e sementes.

Essas estratégias, além de aumentar os níveis de testosterona, podem melhorar a sua saúde geral, e inclusive, algumas delas podem te ajudar a perder peso.

De acordo com alguns estudos, a testosterona emagrece e ajuda a manter a massa muscular aumentando o número de calorias que você queima durante o dia e inclusive pode te ajudar a se manter motivado para permanecer fisicamente ativo, o que irá levar a um risco menor de ganho de peso e obesidade.

Se sentir alguns dos sintomas citados acima e suspeitar que pode estar com falta de testosterona, consulte um médico. Porém, se quer fazer tratamento para perder peso, lembre-se de que o uso de testosterona para emagrecer é indicado apenas para homens e mulheres acima do peso.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que testosterona emagrece? Já foi diagnosticado com testosterona baixa e pretende fazer a reposição hormonal? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Testosterona Emagrece? Como Funciona e Cuidados Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Garrafada para engravidar: realmente funciona?

A garrafada é uma mistura de várias ervas medicinais que é preparada de forma popular para ajudar a mulher a equilibrar seu ciclo hormonal e aumentar as chances de engravidar.
Garrafada para engravidar: realmente funciona? Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Ardência no pênis: o que pode ser e o que fazer

A sensação de ardência no pênis geralmente surge quando existe uma inflamação da cabeça do pênis, também conhecida como balanite.
Ardência no pênis: o que pode ser e o que fazer Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



6 Receitas de Carne na AirFryer

Carne na AirFryer

Assada, frita, com molho, picada, como bife, moída, cortada em tiras… São muitas as possibilidades de preparo da carne. Um alimento presente no dia-a-dia da maioria das pessoas (fora os que seguem uma dieta vegetariana ou vegana), estamos sempre buscando por novos jeitos de prepará-la e consumi-la – especialmente se forem mais saudáveis do que as formas que já conhecemos, como a carne na AirFryer.

Por que não passar a fazer sua carne na AirFryer? A fritadeira elétrica sem óleo é uma ótima alternativa para deixar o preparo da carnes mais saudáveis e ainda é super prática, possibilitando o preparo de inúmeros tipos de receitas.

Fizemos uma lista com 6 receitas de carne na AirFryer. Confira para aprender e adotar essa forma de preparo saudável no seu dia-a-dia.

1. Receita de carne na AirFryer com batatas rústicas

Ingredientes:

  • 1kg de alcatra;
  • 4 batatas;
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • Vinho branco;
  • Azeite;
  • Sal.

Modo de preparo:

Pique a cebola e o alho, coloque em um recipiente junto com a carne, adicione o azeite e o vinho e deixe marinar de um dia para o outro. Preaqueça a Air Fryer e retire o cesto. Coloque a carne diretamente na cuba e programa para assar a 200°C por 40 minutos. Vire a carne a cada 10 minutos, regando com um pouco do líquido da marinada. Depois de 20 minutos, adicione as batatas em corte rústico (em cruz).

2. Receita de almôndegas de carne na AirFryer

Ingredientes:

  • 230g de acém moído;
  • 3 colheres de farinha de rosca;
  • 1 ovo;
  • ½ cebola picada;
  • 1 colher de alecrim;
  • 1 colher de tomilho;
  • 1 colher de salsinha;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Modele as almôndegas com a ajuda de uma colher. Preaqueça a Air Fryer a 200°C por 3 minutos. Então coloque as almôndegas no cesto e cozinhe por 5 minutos, virando quando der 3 minutos.

3. Receita de carne na AirFryer – carne seca com abóbora

Ingredientes:

  • 250g de carne seca;
  • 250g de abóbora;
  • 1 cebola;
  • Azeite.

Modo de preparo:

Para tirar o excesso do sal, deixa a carne seca de molho de um dia para o outro. Depois de disso, corte a carne em pedaços finos. Pique bem a cebola e corte a abóbora em cubos. Coloque os 3 ingredientes no cesto da Air Fryer e regue com um fio de azeite. Programe para cozinhar por 12 minutos a uma temperatura de 180°C.

4. Receita de medalhão de filé mignon na AirFryer com molho gorgonzola

Ingredientes:

  • 4 medalhões de filé mignon;
  • 1 xícara de requeijão;
  • 1 colher de queijo gorgonzola;
  • 2 colheres de leite;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal.

Modo de preparo:

Tempere a carne com pimenta e sal a gosto. Coloque na Air Fryer preaquecida e cozinhe por 10 minutos a 200°C. Enquanto isso, faça o molho. Pegue uma panela e, em fogo baixo, derreta o gorgonzola junto com o leite. Quando os medalhões ficarem prontos, sirva-os cobertos com o molho.

5. Receita de iscas de carne na AirFryer

Ingredientes:

  • 400g de filé mignon cortado em tiras;
  • 2 colheres de molho inglês;
  • 2 dentes de alho amassado;
  • Pimenta;
  • Sal

Modo de preparo:

Misture o molho inglês e o alho. Adicione a carne e misture bem. Coloque na geladeira e reserve por 30 minutos. Tempere com a pimenta e o sal, e coloque na Air Fryer. Cozinhe por 20 minutos em temperatura média. Mexa a carne no metade do tempo

6. Receita de carne na AirFryer ao molho de vinho

Ingredientes:

  • 300g da carne de sua preferência picada em cubos;
  • 1 copo de vinho tinto;
  • 3 cebolas cortadas ao meio;
  • 1 cenoura cortada em cubos pequenos;
  • Caldo de carne;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no cesto da Air Fryer. Programe para assar em temperatura média por 30 minutos. Se quiser um molho mais encorpado, adicione um pouco de manteiga e farinha.

O que você achou dessas receitas de carne na AirFryer que separamos acima? Pretende fazer alguma que tenha chamado sua atenção? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
6 Receitas de Carne na AirFryer Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Microplásticos: o que são e qual o impacto no ambiente

Os microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 mm de diâmetro, que podem resultar da fragmentação de plásticos maiores ou ser produzidos pela indústria, já com um…
Microplásticos: o que são e qual o impacto no ambiente Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Maca Peruana Funciona Mesmo?

Maca peruana

Você já ouviu falar da maca peruana? Trata-se de uma planta nativa do Peru que tem sido muito utilizada para aumentar a fertilidade e o desejo sexual.

O seu uso para estimular a libido é o principal motivo de procura dessa planta. Mas será que a maca peruana funciona mesmo para isso?

O que muita gente nem se atenta é que a maca peruana pode trazer diversos outros benefícios para a saúde e abaixo nós vamos conhecer todos eles.

Maca peruana – O que é?

A maca peruana é uma raiz que também pode ser encontrada em forma de suplemento ou em pó. Ela é conhecida principalmente por aumentar a libido e a fertilidade, mas também pode ser utilizada para melhorar a resistência física e aumentar a energia.

Conhecida cientificamente como Lepidium meyenii ou como ginseng peruano, a maca peruana é um vegetal crucífero assim como o brócolis, o repolho, a couve e a couve-flor que cresce na região dos Andes em condições climáticas adversas e em altas altitudes. De acordo com uma pesquisa de 2012 publicada no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, a planta tem uma longa história de uso medicinal e culinário em seu país de origem.

A principal parte da planta que é comestível é a sua raiz, que pode apresentar cores que variam de branco a preto. Por ser muito seca, ela geralmente é consumida na forma de pó, mas também é possível encontrar a planta na forma de cápsula ou em extratos líquidos.

Seu gosto não é tão agradável e por esse motivo a raiz é muitas vezes adicionada em outras receitas como smoothies ou vitaminas.

Benefícios

Apesar de os estudos realizados até o momento sobre a maca peruana serem compactos e estarem em seus estágios iniciais de pesquisa, alguns benefícios já foram identificados. Os principais deles são os seguintes:

1. Nutritivo

Dados nutricionais da raiz de maca peruana indicam que a planta é altamente nutritiva, sendo fonte de diversas vitaminas e minerais.

Uma porção de apenas 28 gramas de pó de raiz de maca pode conter:

  • 91 calorias;
  • 20 gramas de carboidratos;
  • 4 gramas de proteínas;
  • 1 grama de gordura;
  • 2 gramas de fibras dietéticas;
  • 85% da quantidade diária recomendada de cobre;
  • 23% da quantidade diária recomendada de ferro;
  • 133% da quantidade diária recomendada de vitamina C;
  • 16% da quantidade diária recomendada de potássio;
  • 10% da quantidade diária recomendada de manganês;
  • 15% da quantidade diária recomendada de vitamina B6.

Além de quantidades significativas de vitaminas e minerais, a maca peruana contém compostos vegetais bioativos importantes para a saúde como os polifenóis e os glucosinolatos.

2. Desempenho físico e aumento de energia

A raiz de maca em forma de pó é um suplemento bastante popular entre atletas e fisiculturistas e não é à toa. Ela tem sido associada a ganhos musculares, aumento de energia, ganho de força e aumento de energia. Estudos conduzidos em animais indicam ainda que a maca pode aumentar o desempenho em atividades de resistência física.

Um pequeno estudo envolvendo 8 ciclistas homens foi publicado em 2009 no Journal of Ethnopharmacology. Nesse estudo, foi verificado que eles foram capazes de melhorar o tempo que levavam para completar um percurso de bicicleta com extensão de 40 quilômetros apenas 14 dias depois do início da suplementação com extrato de maca peruana. Curiosamente, nesse mesmo estudo foi constatado que os participantes apresentaram também um aumento na libido.

Porém, não existem estudos maiores ou mais recentes que confirmem que a maca peruana funciona mesmo neste sentido.

3. Aumento da libido

O benefício mais esperado quando se fala em maca peruana é o aumento do desejo sexual. Muitos adultos sofrem problemas relacionados à libido e procuram ervas e alimentos que possam estimular o desejo sexual naturalmente.

Pesquisas como a publicada em 2002 no periódico científico First International Journal of Andrology atestam a eficácia da maca peruana em aumentar o desejo sexual. Neste estudo, homens que tomavam uma dose de 1,5 ou 3,0 gramas de maca peruana por dia apresentaram um aumento da libido quando comparados com aqueles que receberam um placebo.

Um estudo de revisão publicado em 2010 na revista BMC Complementary and Alternative Medicine encontrou evidências de que a maca peruana pode melhorar a libido após ao menos 6 semanas de uso. O estudo contou com a avaliação de dados de 131 participantes.

Um estudo ainda mais recente publicado em 2015 no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine afirma que a raiz de maca pode reduzir problemas de disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa que estavam fazendo uso de antidepressivos.

Outra boa notícia é que a maca peruana funciona para aumentar o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres.

4. Melhoria do humor

Muitos estudos têm mostrado que a maca peruana pode melhorar o humor. Uma pesquisa publicada em 2008 no periódico científico Menopause indica que a maca tem relação com a redução da ansiedade e com o alívio de sintomas da depressão, principalmente em mulheres na menopausa.

Uma outra pesquisa publicada em 2015 na revista Climacteric: The Journal of the International Menopause Society mostra que a maca peruana apresenta flavonoides que parecem ser os responsáveis pelos benefícios psicológicos da planta.

5. Diminuição da pressão arterial

O mesmo estudo de 2015 mencionado acima indica um possível benefício no controle da pressão arterial sanguínea. Foi observado que a dose de 3,3 gramas de maca peruana por dia durante 12 semanas foi suficiente para reduzir a pressão arterial sanguínea nas mulheres que estavam na pós-menopausa e que participaram do estudo.

6. Fertilidade masculina

Estudos publicados em 2001 e em 2015 nos periódicos científicos Asian Journal of Andrology e Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, respectivamente, indicam que a raiz de maca aumenta a fertilidade masculina.

A qualidade e a quantidade de esperma produzida e liberada pelos homens são fatores muito relevantes quando se fala em fertilidade masculina e os estudos atestam que isso pode ser melhorado com a ingestão de maca peruana.

De acordo com uma revisão científica recente publicada em 2016 no periódico Maturitas, a maca melhora a qualidade do sêmen em homens saudáveis e considerados inférteis. Além disso, um dos estudos analisados mostrou que 4 meses após o início do consumo de maca peruana houve um aumento no volume, na contagem e na motilidade dos espermatozoides masculinos.

7. Redução da disfunção erétil

Uma pesquisa de 2009 publicado no periódico First International Journal of Andrology sugere que a raiz de maca também pode ser benéfica para pessoas que sofrem de disfunção erétil. Nesse estudo, os participantes consumiram 2,4 gramas de raiz de maca diariamente durante um período de 12 semanas e tinham que relatar aos pesquisadores suas sensações relacionadas ao bem-estar e à vida sexual.

Todos os participantes do estudo eram do sexo masculino com disfunção erétil leve. Os resultados da pesquisa mostraram que aqueles que ingeriram a raiz de maca perceberam uma melhora na vida sexual maior em relação aos que usaram um placebo.

8. Alívio de sintomas da menopausa

A redução nos níveis de estrogênio durante a menopausa pode causar diversos sintomas que não são nada agradáveis. Alguns deles são ressecamento vaginal, alterações de humor, ondas de calor, irritabilidade e mudanças no sono.

Segundo uma pesquisa publicada em 2011 também no periódico Maturitas, a maca peruana ajudou a aliviar sintomas da menopausa em mulheres.

Outros estudos conduzidos em animais mostraram que a planta também pode ajudar a proteger a saúde dos ossos, o que é um ótimo benefício já que mulheres correm um risco maior de desenvolver osteoporose depois da menopausa.

9. Proteção contra o sol

Todos sabem que se expor aos raios ultravioletas do sol sem proteção pode danificar a pele. Algumas evidências científicas indicam que a aplicação de extrato de maca concentrado sobre a pele pode protegê-la contra a radiação do sol. É o que mostra um estudo de 2011 indexado no periódico científico International Journal of Dermatology.

Outra pesquisa de 2008 publicada no Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine comprovou que o extrato de maca, quando aplicado na pele de ratos durante um período de 3 semanas, acabou evitando danos à pele que seriam causados pela exposição solar.

De acordo com a pesquisa publicada em 2016 no International Journal of Molecular Sciences, o efeito protetor se dá pela presença de compostos antioxidantes como os polifenóis e os glucosinolatos encontrados na raiz.

Apesar desses resultados promissores, vale ressaltar que nenhum produto deve substituir o protetor solar.

10. Redução do tamanho da próstata

Existe um problema conhecido como hiperplasia prostática benigna que causa o aumento da próstata em homens, especialmente os idosos. Esse aumento pode resultar em alguns problemas como a dificuldade de micção.

Alguns estudos feitos em animais roedores mostraram que a maca peruana pode ajudar a reduzir o tamanho da próstata nesses casos.

Segundo estudo de 2009 publicado no periódico científico International Journal of Cancer, o efeito redutor da próstata tem a ver com a alta concentração de glucosinatos na maca peruana, que também estão associadas com um menor risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

11. Melhoria da memória e da aprendizagem

Um estudo publicado na revista científica Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine em 2016 atesta que a maca peruana pode melhorar a função cerebral e diversas funções cognitivas.

Conforme o que é relatado no estudo publicado em 2009 no periódico Forschende Komplementarmedizin, é tradição peruana dar maca para as crianças para melhorar o desempenho delas na escola.

Estudos em animais têm indicado que a maca peruana melhora a aprendizagem e a memória em roedores que já apresentavam problemas relacionados à memória.

Tais resultados podem ser úteis no desenvolvimento de estudos para o tratamento alternativo de pacientes com doença de Alzheimer, por exemplo.

Cuidados

A maca peruana é considerada segura para consumo. Porém, os nativos do Peru recomendam que a raiz seja fervida antes de consumir, pois relatam que o consumo da raiz fresca pode causar efeitos colaterais.

Pessoas com problemas na tireoide devem ter cautela ao ingerir maca peruana pois ela contém algumas substâncias que podem alterar a função normal da tireoide, principalmente em pessoas que já sofrem com problemas na glândula.

Mulheres grávidas ou lactantes também não devem ingerir a planta antes de conversar com um médico.

Maca peruana funciona mesmo para melhorar a libido?

A pergunta que não quer calar é se a maca peruana pode mesmo aumentar o desejo sexual. Estudos científicos citados neste artigo mostram que sim, que há evidências científicas de que a maca peruana funciona para aumentar a libido e melhorar a vida sexual de homens e mulheres.

Apesar disso, não são muitos os estudos sobre o assunto e as pesquisas já realizadas não incluem um número considerável de participantes. Assim, é possível que o efeito não seja observado em todas as pessoas.

Como a maca peruana não causa efeitos colaterais e é considerada segura, vale a pena tentar e descobrir por si só se a planta tem mesmo esse poder afrodisíaco.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a maca peruana funciona par aumentar a libido? Tem vontade de experimentar esse efeito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Maca Peruana Funciona Mesmo? Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

3 formas de tratar a Osteoporose para fortalecer os ossos

O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. Dessa forma, é muito comum que pessoas que estejam fazendo o tratamento, ou que estejam fazendo a prevenção da doença,…
3 formas de tratar a Osteoporose para fortalecer os ossos Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Sintomas de útero infantil

O útero infantil é difícil de identificar, uma vez que os genitais externos femininos encontram-se normais.
Sintomas de útero infantil Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



7 Remédios para Hérnia de Disco Mais Usados

Hérnia de disco

Embora exista a possibilidade de uma pessoa ter uma hérnia de disco e não sentir nada, em alguns casos a condição causa sintomas perceptíveis que incluem dor, fraqueza e dormência nos membros, além de alterações na mobilidade física.

Aqui, trazemos uma lista com os remédios para hérnia de disco mais usados e várias dicas para tratar a condição e aliviar os sintomas da hérnia.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é caracterizada pelo deslocamento ou desgaste dos discos que ficam entre as vértebras da coluna. As dores geralmente são observadas quando esse deslocamento ou desgaste dos discos pressiona algum nervo localizado no local.

Grande parte das hérnias de disco acontece na parte inferior das costas, mas também há casos em que ela ocorre próxima do pescoço. Os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco são dor nos braços ou nas pernas, fraqueza e sensação de dormência ou formigamento.

Uma hérnia de disco normalmente é causa pelo desgaste gradual que ocorre no disco conforme envelhecemos. Com o passar dos anos, os discos encontrados na coluna perdem água. Isso faz com que eles fiquem menos flexíveis e sofram danos com mais facilidade, o que pode levar a uma hérnia de disco. Em outros casos, a hérnia de disco pode ser causada pelo esforço físico excessivo como quando levantamos muito peso por um período de tempo prolongado. Mais raramente, um trauma físico como uma pancada forte nas costas ou uma queda pode resultar em uma hérnia de disco.

Pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver hérnia de disco porque o peso em excesso pode causar estresse nos discos. Outros fatores que podem contribuir para a ocorrência são o sedentarismo, a genética e a profissão – especialmente aquelas que envolvem esforços físicos extenuantes.

Geralmente, os sintomas de hérnia de disco diminuem ou desaparecem por completo em algumas semanas apenas com algumas mudanças de estilo de vida, mas muitos casos precisam de tratamento ou até de cirurgia para reparação local.

Diagnóstico

Uma hérnia de disco normalmente é identificada facilmente por meio de um exame físico. Exames de imagem adicionais podem ser solicitados por um médico para analisar a hérnia com mais detalhes. Exemplos incluem exames de raios-x, uma tomografia computadorizada, um mielograma ou uma ressonância magnética.

Além disso, também podem ser solicitados exames como um eletromiograma ou um estudo de condução nervosa que mede como os impulsos elétricos estão ocorrendo ao longo do tecido nervoso do organismo. Esse tipo de avaliação ajuda a identificar a localização exata do dano quando os nervos são afetados pela hérnia.

Tratamento

O tratamento de uma hérnia de disco consiste no tratamento sintomático, já que há casos em que o problema não causa nenhum sintoma ou problema mais grave.

A seguir, vamos mostrar quais são os remédios para hérnia de disco mais indicados pelos médicos para o alívio dos sintomas.

Remédios para hérnia de disco mais usados

1. Analgésicos

Quando a dor relacionada à hérnia de disco é leve ou moderada, o uso de analgésicos pode ser o suficiente para aliviar.

Nesses casos, remédios de venda livre como o naproxeno sódico ou o ibuprofeno podem ser grandes aliados no tratamento da hérnia. Por se tratarem de analgésicos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais, esses medicamentos também atuam na redução da inflamação além de promover alívio da dor.

No entanto, o uso desses remédios por mais de 10 dias não é recomendado sem consentimento médico.

2. Narcóticos

Em casos de dores mais intensas, o uso de narcóticos pode ser recomendado por um médico. Um medicamento muito comumente indicado é a codeína, que se trata de uma combinação das substâncias oxicodona e acetaminofeno.

Porém, essa classe de medicamentos só deve ser usada se prescrita por um médico, já que efeitos colaterais indesejados como náusea, confusão mental, constipação e efeito sedativo podem ser observados.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares podem ser usados como remédios para hérnia de disco para auxiliar na redução dos espasmos musculares que afetam algumas pessoas com a hérnia. Efeitos colaterais que podem ser observados incluem sedação e tontura.

4. Anticonvulsionantes

Medicamentos anticonvulsionantes que atuam no controle de convulsões podem ser úteis para tratar a hérnia de disco e para reduzir as dores nos nervos. Exemplos incluem a gabapentina e a pregabalina.

5. Cortisona

A cortisona é um ótimo remédio para hérnia de disco inflamada. Em casos em que a inflamação é mais grave, o médico pode optar por injetar a cortisona diretamente na área da hérnia para auxiliar na redução da dor e da inflamação.

6. Antidepressivos para dor no nervo

Alguns profissionais optam pelo uso de antidepressivos no tratamento de dores crônicas. Essa não é uma prática amplamente adotada no meio médico, mas funciona para alguns pacientes que não respondem a outros tipos de tratamento. Exemplos de antidepressivos indicados como remédios para hérnia de disso incluem a amitriptilina e a duloxetina.

Entretanto, só é recomendado utilizar antidepressivos sob orientação médica, já que os efeitos colaterais desses medicamentos podem ser muito sérios.

7. Injeções epidurais

A injeção de medicamentos específicos como esteroides, anti-inflamatórios ou anestésicos no espaço epidural (região ao redor da medula espinhal) pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor que atinge a região interior e ao redor das raízes nervosas da coluna vertebral.

Tratamentos alternativos para hérnia de disco

Além dos remédios para hérnia de disco mencionados acima, a condição pode ser tratada através de tratamentos alternativos e pela adoção de um estilo de vida mais saudável. Alguns deles incluem:

1. Fisioterapia

A fisioterapia ajuda pacientes que sofrem com hérnias de disco a adotar posições mais adequadas para executar as tarefas do dia a dia além de aprender exercícios que podem ser feitos para minimizar as dores.

Os fisioterapeutas também podem ajudar através de tratamentos que envolvem calor e frio, ondas de ultrassom que estimulam a região afetada e melhoram o fluxo sanguíneo, técnicas de tração que aliviam a pressão sobre o nervo afetado, eletroterapia, que gera impulsos elétricos que podem diminuir a dor, e a indicação de uso de órtese para o pescoço ou para a parte inferior das costas para melhorar a postura e reduzir a dor.

2. Compressas

A aplicação de compressas frias na região da dor pode aliviar a inflamação nos primeiros dias. Se a dor persistir por mais de 3 dias, é possível passar a aplicar compressas quentes para amenizar a dor.

3. Quiropraxia

A quiropraxia é um tipo de terapia em que um quiroprático realiza manipulações na coluna vertebral que podem ajudar a reduzir a dor relacionada à hérnia de disco.

4. Massagem

Massagens na região dolorida podem aliviar, ainda que por pouco tempo, as dores sentidas no local.

5. Acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que pode ajudar no alívio de dores crônicas na região das costas e do pescoço sentida por pacientes com hérnia de disco.

6. Yoga ou pilates

A prática de atividades físicas como a yoga e o pilates é útil para melhorar a postura e aliviar dores crônicas nas costas que podem ocorrer por causa de uma hérnia de disco. Além dos exercícios propostos, as atividades trabalham também a respiração. No caso da yoga, a meditação é mais um dos benefícios.

7. Cirurgia

Quando os sintomas não melhoram com nenhum tipo de tratamento ou quando complicações como dormência persistente nos membros, perda de controle da bexiga ou dificuldades de mobilidade surgirem, uma cirurgia pode ser a melhor opção.

No procedimento, o médico cirurgião costuma remover a parte mais saliente do disco por meio de uma discectomia aberta em que ele usa um laparoscópio que é inserido através de um pequeno orifício aberto na parte anterior ou posterior da coluna. O procedimento é considerado seguro e traz alívio imediato das dores sentidas pelo paciente.

Também há casos em que é necessário realizar uma fusão espinhal em que 2 vértebras de cada lado do disco são fundidas para dar estabilidade à coluna. Isso impede que os ossos se movimentem, impedindo que o paciente sinta mais dores.

Em outras situações, uma laminotomia lombar pode ser realizada para remover um pequeno pedaço de osso conhecido como lâmina da vértebra, que é uma espécie de capa que protege a medula espinhal e que facilita a visualização da hérnia pelo médico e que também ajuda a aliviar a pressão sobre os nervos.

Em alguns casos mais raros, todo o disco pode precisar ser removido e ainda há casos em que pode ser feita a substituição do disco por um disco artificial que pode ser composto de materiais como metal ou biopolímero.

8. Repouso controlado

Embora repousar seja importante para se recuperar de qualquer condição de saúde, repouso demais pode fazer mal para pessoas com hérnia de disco. Isso acontece porque repousar em excesso pode deixar as articulações rígidas e os músculos fracos, o que acaba prejudicando a recuperação.

O ideal é descansar em uma posição confortável por cerca de 30 minutos e logo em seguida se colocar em movimento, fazendo uma caminhada leve ou alguma atividade que não cause muita dor.

Dicas

Se você quer evitar que as dores voltem ou reduzir o risco de desenvolver uma hérnia de disco, há algumas medidas que você pode tomar.

1. Praticar exercícios físicos

É importante se exercitar para fortalecer a musculatura do tronco, o que ajuda a estabilizar e apoiar a coluna, diminuindo a dor. Como muitos pacientes com hérnia de disco sentem dores intensas, é essencial consultar um médico antes de iniciar a prática de atividades físicas para ter certeza sobre quais tipos de exercícios podem ser feitos sem causar mais danos à coluna.

2. Manter um peso saudável

Como já mencionado, o excesso de peso pode aumentar a pressão sobre a coluna e seus discos, o que pode desenvolver ou piorar uma hérnia de disco.

3. Adotar uma boa postura

Manter uma boa postura pode reduzir a pressão nos discos. Principalmente se você trabalha sentado a maior parte do dia, é importante manter as costas retas e alinhadas e uma boa ergonomia em geral para evitar dores indesejadas.

Embora a hérnia de disco possa ser dolorosa, o tratamento é bastante promissor e é possível ter uma boa qualidade de vida. É essencial se manter em movimento mesmo sentindo um pouco de dor, já que o sedentarismo pode agravar ainda mais a condição. Consulte um fisioterapeuta ou um educador físico que possam indicar exercícios adequados para o seu caso e que ajudem a sentir menos dores e a realizar suas atividades rotineiras normalmente, além de um médico para receitas os melhores remédios para hérnia de disco no seu caso.

Referências Adicionais:

Você já utilizou algum destes remédios para hérnia de disco que separamos acima? Possui essa condição? Como faz o tratamento? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
7 Remédios para Hérnia de Disco Mais Usados Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Cirurgia de joanete: quando fazer e recuperação

A cirurgia de joanete é feita quando outras formas de tratamento não apresentaram resultado e, por isso, tem por objetivo corrigir definitivamente deformidade causada pelo hallux valgus, nome…
Cirurgia de joanete: quando fazer e recuperação Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Dente-de-leão: para que serve a planta e efeitos colaterais

O Dente-de-leão é uma planta de nome científico Taraxacum officinale, também conhecida por coroa-de-monge, quartilho e taráxaco.
Dente-de-leão: para que serve a planta e efeitos colaterais Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Melhores chás para para enjoo e vômitos

A sensação de enjoo e mal estar é bastante comum e quase todo o mundo já a sentiu em algum momento da vida.
Melhores chás para para enjoo e vômitos Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Glândulas salivares inchadas (sialoadenite): Sintomas e Tratamento

A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, gerando sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço,…
Glândulas salivares inchadas (sialoadenite): Sintomas e Tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Chá de limão com mel, gengibre ou alho: melhores receitas

O limão é um excelente remédio caseiro para desintoxicar o organismo porque é rico em potássio, clorofila e ajuda a alcalinizar o sangue, ajudando a eliminar as toxinas do organismo,…
Chá de limão com mel, gengibre ou alho: melhores receitas Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como tratar o Endométrio Fino para Engravidar

Para engrossar o endométrio é necessário realizar um tratamento com medicamentos hormonais, como estradiol e progesterona, para estimular o crescimento do endométrio.
Como tratar o Endométrio Fino para Engravidar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Dieta Japonesa: como funciona e cardápio de 7 dias

A dieta japonesa foi criada para estimular a perda rápida de peso, prometendo até 7 kg em 1 semana de dieta.
Dieta Japonesa: como funciona e cardápio de 7 dias Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Displasia cleidocraniana: o que é, características e tratamento

A displasia cleidocraniana é uma malformação genética e hereditária muito rara na qual existe um atraso no desenvolvimento dos ossos do crânio e da região dos ombros da criança,…
Displasia cleidocraniana: o que é, características e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Úlcera por pressão: o que é, estágios e cuidados

A úlcera por pressão, também conhecida popularmente como escara, é uma ferida que aparece devido a pressão prolongada e consequente diminuição da circulação sanguínea em uma…
Úlcera por pressão: o que é, estágios e cuidados Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Tudo sobre AIDS e HIV: o que são, história, sintomas e tratamento

A AIDS - Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - é uma doença grave do sistema imunológico causada pelo vírus HIV - Vírus da Imunodeficiência Humana - da sigla em inglês.
Tudo sobre AIDS e HIV: o que são, história, sintomas e tratamento Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Tudo o que precisa saber sobre a Cirurgia de apendicite

A cirurgia para apendicite, conhecida como apendicectomia, é o tratamento utilizado em caso de inflamação do apêndice.
Tudo o que precisa saber sobre a Cirurgia de apendicite Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Como usar oleo de rícino no cabelo e na pele

O óleo de rícino tem na sua composição ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, que têm excelentes propriedades hidratantes e nutritivas.
Como usar oleo de rícino no cabelo e na pele Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Oxandrolona: o que é, para que serve e como usar

A oxandrolona é um anabolizante esteroide derivado da testosterona, que sob orientação médica, pode ser usado para tratar a hepatite alcoólica, má nutrição calórica proteica…
Oxandrolona: o que é, para que serve e como usar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Óleo de Rícino: o que é, para que serve e como usar

O óleo de rícino é extraído de uma planta medicinal conhecida como Mamona, Carrapateiro ou Bafureira e é utilizado popularmente para tratar vários problemas de saúde como atrite,…
Óleo de Rícino: o que é, para que serve e como usar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Wednesday, August 28, 2019

Hipromelose: o que é e para que serve

A hipromelose é uma substância ativa lubrificante ocular presente em diversos colírios, como Genteal, Tisorb, Lacrima Plus, Artelac, Lavribell ou Filmcel, por exemplo, que podem ser comprados em…
Hipromelose: o que é e para que serve Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Dieta para Gastrite e Úlcera (com cardápio!)

A dieta para a gastrite e úlcera é baseada em alimentos naturais, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, e pobre em produtos industrializados e processados, como salsicha, frituras e…
Dieta para Gastrite e Úlcera (com cardápio!) Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Indometacina (Indocid): o que é, para que serve e como usar

A indometacina, comercializada com o nome Indocid, é um remédio anti-inflamatório não esteroide, indicado para o tratamento da artrite, distúrbios musculoesqueléticos, dores…
Indometacina (Indocid): o que é, para que serve e como usar Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Dicas para dormir bem

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem, diminui a capacidade de concentração durante o dia, podendo provocar também alterações de humor.
Dicas para dormir bem Publicado primeiro em https://www.tuasaude.com



Afta na Boca, Língua ou Garganta – Causas e Como Curar

Afta na boca

Ter uma afta na boca é algo bem comum e, embora quase nunca elas signifiquem algo sério, podem causar um baita desconforto. Em geral, as aftas desaparecem sozinhas dentro de alguns dias, mas ainda assim é preciso ter muita paciência para esperar pela total cicatrização.

Vamos trazer informações sobre a presença de afta na boca, língua ou garganta para que você entenda quais são as causas de aftas nessa região e saiba a maneira certa de como curar essas feridas.

Aftas

As aftas são úlceras bucais que podem causar dor e desconforto no local afetado. Várias aftas podem aparecer de uma só vez e o tamanho delas pode variar ao longo dos dias. Normalmente elas são pequenas e se desenvolvem na boca ou na gengiva devido a uma ruptura na membrana mucosa.

Como existem nervos próximos da superfície da boca, essa ruptura na membrana costuma causar dor e dificultar algumas atividades básicas como se alimentar e realizar a higiene bucal.

É comum confundir uma afta na boca com a herpes labial, mas é fácil distinguir as duas, já que a herpes causa alguns sintomas característicos como sensação de coceira, formigamento ou queimação no local da ferida.

Ao contrário da herpes, as aftas não são contagiosas e a maioria delas desaparecem sem a necessidade de tratamento entre 1 e 2 semanas.

Causas

As principais causas de afta na boca, língua ou garganta costumam ser as seguintes:

  • Infecções: Infecções bacterianas, fúngicas ou virais podem causar afta na boca.
  • Dano tecidual ou trauma: Ferimentos no revestimento da boca resultantes de traumas podem resultar em aftas. Exemplos de situações que podem fazer com que alguém machuque a boca incluem: uso de aparelhos ortodônticos, escovações fortes que machucam as gengivas ou as bochechas, uso de dentaduras mal ajustadas, mordidas involuntárias no interior da bochecha ou na língua ou uma pancada.
  • Certos alimentos ou bebidas: As aftas podem ser desencadeadas pelo consumo de alimentos ácidos ou que causam irritação na boca.
  • Ingrediente na pasta de dentes: Alguns cremes dentais e enxaguantes bucais apresentam o lauril sulfato de sódio como ingrediente. Esse composto pode contribuir para o surgimento de aftas.
  • Deficiências nutricionais: A deficiência de certos nutrientes – como a falta de vitamina B12, folato, ferro e zinco – pode resultar em aftas na boca.
  • Estresse e ansiedade: O estresse pode ser um gatilho para o desenvolvimento de afta na boca. Se esse for o caso, é essencial investir em técnicas de relaxamento e outras soluções para reduzir o estresse e a ansiedade no dia a dia.
  • Ser um ex-fumante: O ato de parar de fumar pode causar aftas na boca, mas geralmente o problema é temporário.
  • Doenças: Em alguns casos, a afta na boca pode ser um sintoma de certas doenças. Exemplos de condições de saúde que podem causar aftas são: doenças autoimunes como o lúpus ou a AIDS, a artrite reativa em que há inflamação em várias partes do corpo como reação a uma infecção, gengivoestomatite, candidíase oral, a doença de Behçet em que há um inchaço nos vasos sanguíneos bastante raro, alergias, alterações hormonais, intolerância ou alergia alimentar e câncer.
  • Outras causas: Outras possíveis causas de aftas podem ser ainda a falta de sono, o uso de medicamentos – como anti-inflamatórios não esteroides, betabloqueadores ou quimioterápicos – que causam aftas como efeito adverso, queimaduras nos lábios ou no interior da boca, imunidade baixa ou procedimento odontológicos insatisfatórios.

Adolescentes, mulheres e indivíduos com histórico familiar de aftas na boca têm um risco maior de desenvolver esse tipo de lesão.

Tipos de Aftas

Existem basicamente 3 tipos de aftas: a afta menor, a afta maior e a afta herpetiforme.

  1. A afta menor é pequena e adota formato oval ou arredondado. Seu tamanho varia de 2 a 8 milímetros e geralmente esse tipo de afta desaparece entre 1 ou 2 semanas sem deixar cicatrizes.
  2. A afta maior é maior e mais profunda do que a afta menor. Elas apresentam formatos irregulares e podem demorar até 6 semanas para cicatrizar por completo, podendo inclusive deixar cicatrizes.
  3. A afta herpetiforme é parecida com a ferida da herpes e surge em grupos que variam de 10 a 100 aftas. Suas bordas são irregulares e a cicatrização ocorre de 1 a 2 semanas sem deixar marcas na maioria dos casos.

Afta na boca, língua ou garganta

Apesar de as aftas serem mais comuns nos lábios ou no interior da bochecha, também é possível surgir afta na língua e até afta na garganta.

As aftas na boca podem prejudicar a ingestão de alimentos e bebidas por causa da dor e desconforto, mas se elas aparecerem na língua ou na garganta, o desconforto é ainda maior.

Os sintomas podem incluir:

  • Desconforto para comer ou beber;
  • Dor durante a higiene bucal;
  • Aumento de tamanho;
  • Vermelhidão;
  • Dor e sensibilidade;
  • Presença de pus.

Uma afta pode ser branca, vermelha, amarela ou cinzenta. Além disso, o inchaço pode ou não estar presente.

Como curar

Na maioria dos casos, o desconforto e a dor causados pela afta reduzem ao longo dos dias e desaparecem sem a necessidade de tratamento em no máximo 2 semanas.

Porém, pessoas que têm aftas que incomodam muito, que demoram para sarar ou que voltam com muita frequência podem se beneficiar de um tratamento específico para diminuir o desconforto associado à presença da afta.

No caso de uma afta que incomoda muito, o melhor a fazer é procurar um médico ou dentista que possa prescrever um medicamento para tratar a afta na boca. Alguns desses remédios podem ser:

1. Enxaguantes bucais contendo analgésicos

Os enxaguantes analgésicos são fáceis de usar e ajudam a lidar com a dor enquanto a afta se cura sozinha. Também é possível encontrar analgésicos para a boca na forma de pastilhas, sprays ou géis.

O mais usado é a benzidamina, que pode ser encontrada na forma de enxaguante ou spray bucal. Géis e pomadas também podem ser usados. É normal sentir um leve ardor ou a boca um pouco dormente no início do tratamento.

Ressaltamos que esses analgésicos não devem ser usados por mais de 7 dias seguidos e nem por crianças menores de 2 anos de idade.

2. Pastilhas corticosteroides

Corticosteroides reduzem a dor e a inflamação e também aceleram a cicatrização, principalmente quando usados nos primeiros dias da afta.

Para aftas, os corticoides estão disponíveis na forma de pastilhas que se dissolvem lentamente na boca. O corticosteroide mais comumente prescrito nesses casos é a hidrocortisona.

Existem também enxaguantes bucais contendo esteroides em sua composição que ajudam a combater a inflamação e a dor.

Crianças menores de 12 anos de idade não devem usar esse tipo de medicamento.

3. Pomadas de uso tópico

As pomadas anestésicas como a benzocaína, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, facilitando a mastigação que pode ser prejudicada pela presença da afta.

Pomadas contendo esteroides também podem ser usadas para ajudar a aliviar a inflamação e a dor e a acelerar o processo de cicatrização.

4. Enxaguantes bucais antissépticos

Esses enxaguantes podem acelerar o processo de cicatrização e ajudar a eliminar qualquer micro-organismo que esteja causando uma infecção na boca ou para prevenir o surgimento de infecções.

O gluconato de clorexidina é o enxaguante bucal desse tipo mais prescrito pelos dentistas. Ele pode deixar uma mancha marrom temporária nos dentes que deve sair por completo assim que o tratamento acabar.

Mais dicas

Outras dicas para ajudar a aliviar o desconforto são:

  • Enxaguar a boca com uma mistura de água e bicarbonato de sódio;
  • Preparar uma pasta de bicarbonato de sódio com um pouco de água e usá-la para cobrir a afta;
  • Aplicar gelo envolto em um pano limpo sobre as aftas;
  • Colocar sacos de chá úmidos e quentes sobre a afta;
  • Apostar em remédios naturais, como por exemplo o chá de camomila, de equinácea, de mirra e de raiz de alcaçuz;
  • Usar suplementos vitamínicos como a vitamina B6, a vitamina B12, o ácido fólico e o zinco.

Para que a afta sofra o mínimo de irritação e seja curada mais rapidamente, é recomendado evitar coisas que podem prejudicar a cicatrização.

Assim, é bom evitar:

  • Ingerir alimentos ácidos, salgados ou muito condimentados;
  • Não consumir bebidas ácidas ou muito quentes;
  • Ingerir alimentos crocantes ou com textura áspera;
  • Não mascar chicletes;
  • Consumir alimentos ou bebidas que irritam a boca;
  • Estressar-se;
  • Usar creme dental que contenha laurel sulfato de sódio como um de seus ingredientes.

Algumas outras coisas que podem ser feitas para acelerar a cicatrização e evitar novas aftas na boca são:

  • Usar escova de dentes com cerdas macias;
  • Ir ao dentista regularmente;
  • Ter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Optar por alimentos macios;
  • Ingerir bebidas ácidas ou quentes demais por meio de um canudo.

Quando procurar auxílio médico?

Se a afta persistir no local por mais de 3 semanas, se fica muito dolorida e avermelhada ou se volta com muita frequência, é hora de procurar um dentista ou um médico para avaliar a situação.

Outros sinais de que você deve buscar um profissional são:

  • Dificuldade para se alimentar ou beber água;
  • Surgimento de novas aftas mesmo antes da cicatrização das antigas;
  • Aftas muito grandes;
  • Aftas que não causam dor;
  • Aparecimento de aftas após tomar alguma medicação;
  • Febre alta;
  • Diarreia;
  • Dor que não melhora com analgésicos de venda livre.

Aftas recorrentes podem ser um sinal de uma condição médica como a diabetes, a AIDS, a doença celíaca, a doença inflamatória intestinal e a doença de Behçet.

Embora seja raro, uma afta na língua pode ser um sintoma de câncer na boca. No entanto, o câncer de boca é mais provável em fumantes, em pessoas que abusam do consumo de álcool e em indivíduos infectados pelo vírus do papiloma humano (HPV). Ainda que não seja comum, é sempre bom ficar atento aos sinais do nosso corpo, já que obter um diagnóstico precoce para qualquer doença é sempre melhor do que quando o problema já está mais avançado.

Referências Adicionais:

Você costuma ter uma afta na boca com muita frequência? Que métodos e remédios costuma usar para tratar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Afta na Boca, Língua ou Garganta – Causas e Como Curar Publicado primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br